Superintendência Regional de Porto Nacional realiza formação sobre uso de Chromebooks para professores de Língua Portuguesa e de Matemática

Tocantins

13.09.2023

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Porto Nacional realizou nesta quarta-feira, 13, um Encontro Formativo para a utilização da Ferramenta Tecnológica Chromebook, com o objetivo de diversificar as práticas metodológicas dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais de Porto Nacional. 

O encontro aconteceu no Centro de Ensino Médio Félix Camôa I, em Porto Nacional, onde a equipe de Currículo, Formação e Avaliação da SRE replicou a temática realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com foco no fortalecimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Chromebook é um novo tipo de computador projetado para realizar tarefas de modo mais rápido e fácil. Essa ferramenta tecnológica está à disposição dos alunos do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino do Tocantins, na intenção de contribuir na aprendizagem dos estudantes. “Realizamos esse momento formativo para que os professores possam conhecer o Chromebook e como utilizar as ferramentas disponíveis no computador durante suas aulas”,  explica a pedagoga do Currículo da Regional, Marieli R. Borges Espiaci.

Para a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Brasil, Elizangela Gomes da Silva Araújo, a utilização da ferramenta é um avanço substancial na vida do professor, pois, o uso desses aparelhos colocam os estudantes como sujeitos ativos e mais participativos, uma vez que tornam as aulas mais atrativas. 

“Já fiz uso desses aparelhos em sala de aula e minha alegria imediata foi ver o quanto eles ficaram felizes também”, enaltece a professora Elizangela Gomes.

Segundo a professora de matemática do Colégio Militar Custódia da Silva Pereira, Maria dos Santos Reges, a formação esclareceu bastante sobre o uso do equipamento. 

“Tivemos a oportunidade de conhecer como enriquecer uma videoaula com perguntas e respostas, fazendo com que o estudante entenda melhor o conteúdo”, disse.

Ravena Santiago/Governo do Tocantins