Superintendência de Gurupi grava vídeos aulas para otimizar o uso dos laboratórios multifuncionais

Tocantins

29.05.2024

As unidades escolares do Estado do Tocantins receberam laboratórios multifuncionais de Física, Química e Biologia. Com o intuito de aperfeiçoar o uso desses espaços, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Superintendência Regional (SER) de Gurupi, realizou formação para os professores. A ação, que iniciou durante o mês de março, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), surgiu da necessidade de gravar vídeos de experimentos com os diferentes equipamentos, permitindo que os professores estudassem e replicassem os experimentos em suas aulas.

Para a criação desse material digital, foi realizada uma análise dos livros que acompanham os equipamentos para determinar a metodologia de ensino mais adequada e o melhor aproveitamento de todo o material teórico disponível. O professor de Física da UFT de Gurupi, Chrystian de Assis Siqueira, relata que a visita aos laboratórios escolares o motivou a produzir material de apoio de qualidade para os professores. Ele destaca que “não há tempo hábil para tratar de todos os experimentos do programa em apenas um encontro presencial por turma de professores. Assim, a gravação dos vídeos foi a melhor opção para garantir que todos os professores pudessem acessar o conteúdo”.

Os vídeos permitem que os professores observem detalhadamente cada etapa do procedimento experimental, facilitando a compreensão dos métodos e técnicas utilizados e garantindo que possam replicá-los com precisão em um ambiente escolar. A visualização detalhada ajuda os professores a identificar materiais necessários, procedimentos corretos e medidas de segurança, facilitando a preparação e a execução dos experimentos em sala de aula.

Já a professora de Física,  Carmes Ana da Rosa Batistella, destacou a importância do planejamento das aulas práticas e o quanto o uso dos livros facilita a realização de testes experimentais, proporcionando situações analíticas durante as aulas. “Os vídeos foram produzidos com base no material teórico já disponibilizado pelo Estado do Tocantins às suas unidades escolares, o que possibilita uma organização segura das atividades práticas”, explicou.

Os vídeos, além de proporcionarem flexibilidade no ensino, permitem que os professores revisem os materiais no seu próprio ritmo, preparando e adaptando os experimentos ao nível dos seus alunos. Os professores podem pausar, voltar e analisar partes específicas do vídeo para garantir que compreendam completamente cada aspecto do experimento antes de apresentá-lo em aula. Todo o material de estudo está disponível no site criado pela técnica Darlene de Carvalho Silva, onde o professor pode acessar as gravações sempre que precisar. 

 

Anne Deise/ Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins