Super JEPs é sinônimo de crescimento no esporte para estudantes paraenses

Pará

11.11.2022

As competições pela última fase dos Jogos Estudantis Paraenses, o “Super JEPs”, começaram agitadas nesta quinta-feira (10). Durante todo o dia, a programação desportiva também ocorreu, simultaneamente, em diversos espaços recreativos da capital. A Usina da Paz Cabanagem, em Belém, foi um dos locais e sediou as partidas de vôlei de areia (manhã) e voleibol (tarde).

Dividindo o mesmo sonho de serem campeãs do “Super JEPs” na modalidade vôlei de areia feminino, a dupla de jogadoras e irmãs gêmeas, Naemi e Naeli Algalias, não esconderam a ansiedade antes da partida. “Participar dessa competição está sendo uma experiência nova para nós, que nem esperávamos chegar tão longe, apesar de sermos esforçadas no esporte. Conseguimos vencer o primeiro jogo e vamos seguir trabalhando para alcançar mais conquistas”, descreveram as representantes do município de Moju.

Já o estudante/atleta do município de Jacundá, Yan Martins, conta a sensação de estar participando do “Super JEPs”. “É uma oportunidade imensa para quem joga vôlei de areia há pouco tempo, até porque sempre praticava em quadra de cimento, o que é bem diferente. Agradeço primeiramente a Deus e ao nosso treinador, Fábio, por ter nos ajudado a chegar até aqui. Estamos bastante esperançosos em fazer boas partidas, com qualidade e bons lances, para atingir o nosso objetivo que é ser campeão”, descreveu.

“A nossa preparação começou desde março e essa iniciativa é muito boa, porque a gente mantém esses jovens longe das drogas e, também, de tudo aquilo que não agrega em nada. Portanto, a nossa expectativa é a melhor possível, porque vir de um município do interior, distante e se destacar na competição, é uma sensação gratificante. Agradeço ao Governo do Estado e a Seduc, por estarem proporcionando esse evento que é fundamental para a transformação social”, ressaltou o professor e chefe da delegação de Augusto Corrêa, Otávio Montalvão.

NOVOS DESAFIOS

Recém chegados de uma competição nacional na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a qual conquistaram a 5ª melhor colocação na modalidade vôlei de areia masculino, a delegação de Mocajuba vem em busca de novas façanhas. Parte desse sucesso se deve a um projeto voluntário na cidade denominado “Xoroca Moka Vôlei”, desenvolvido por Luís Antônio, conhecido carinhosamente por “Xoroca”.

Ele fala da satisfação em ajudar crianças e adolescentes do município do Baixo Tocantins, a praticarem atividades esportivas e conta como surgiu o projeto. “São 20 anos de amor e dedicação por esse trabalho social e agradeço o apoio da prefeitura municipal e da Seduc, na pessoa da secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, e todos aqueles que também acreditam que o esporte pode transformar a vida de milhares de pessoas. Hoje, atendemos mais de 300 pessoas e não tenho dúvidas que Mocajuba irá despontar cada vez mais, nos próximos anos, nos JEPs e demais competições por todo o Brasil”, enfatizou.

JEPs 2022

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e definir quem vai representar o Pará nos torneios escolares nacionais. Neste ano, a competição chegou à sua 64ª edição e se consolidou como a 2ª mais antiga desta natureza, no país. 

No “Super JEPs”, participam 700 estudantes/atletas de 15 municípios paraenses: Abaetetuba, Acará, Augusto Corrêa, Belém, Igarapé-Miri, Itupiranga, Jacundá, Mãe do Rio, Maracanã, Mocajuba, Moju, Parauapebas, Salvaterra, Santa Izabel do Pará e Tucuruí. As disputas vão definir os representantes paraenses nas modalidades futsal, voleibol, handebol, vôlei de areia, basquetebol e a grande novidade desta edição: o futebol de campo.

“Estes jogos representam um momento de integração entre a comunidade escolar de várias localidades, além de serem um incentivo ao esporte educacional. Desta competição sairão atletas que vão representar o estado do Pará em diversos torneios nacionais. Reitero o compromisso do Governo do Estado, por meio da Seduc, de seguir investindo para fazer com que o esporte continue sendo esse elemento de inclusão e transformação social”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.