SRE Colatina apresenta experiências exitosas da área de Linguagens

Secretaria de Estado da Educação do ES

19.08.2019

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colatina realizou, na manhã desta quinta-feira (15), o 2° Encontro de Boas Práticas, com profissionais da área de Linguagens, como os professores de Língua Portuguesa e Professores Coordenadores de Área (PCA). Com a temática “metodologias inovadoras que impactam na aprendizagem”, os profissionais compartilharam ações que estão sendo realizadas nas escolas jurisdicionadas à SRE.

Oito escolas que tiveram resultados exitosos nas ações fizeram uma apresentação demonstrativa para as demais, entre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) David Roldi, de São Roque do Canaã, que está incentivando o gosto pela leitura nos alunos e em suas famílias.

Além de ações e resultados, também foram discutidos o programa Circuitos de Gestão, a plataforma Educação Em Foco e o desempenho dos alunos no primeiro trimestre.

Estavam presente diretores e pedagogos das unidades escolares e supervisores escolares da SRE Colatina, totalizando 120 profissionais da Rede Estadual. Segundo a supervisora escolar Marcella Simonetti Pasolini, o encontro acontece para evidenciar práticas que contribuem com o ensino e a aprendizagem. 

“Estamos contando com práticas que têm investido em questões socioemocionais e o aluno no centro do processo, por isso tantos esforços dando certo. Esse encontro é um desejo dos nossos professores, eles nos pedem para que aconteça, pois acreditamos nos nossos estudantes, temos muita coisa boa na rede”, diz.

Projeto Sucesso

Levar um livro para casa, ler em família e aprender. Essa foi a tarefa para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) David Roldi, em São Roque do Canaã. Cerca de 250 livros infantojuvenis foram distribuídos para as famílias. A história ganhou ainda mais vida com o envolvimento de todos. Juntos, famílias e alunos, narram as histórias por meio de cartazes e fotografias.

O objetivo da iniciativa foi incentivar o gosto pela leitura em toda a comunidade escolar, bem como oportunizar a formação de cidadãos leitores. Participaram da iniciativa as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como seus familiares. 

A diretora da escola, Edimara Gireli Galon, destacou que o envolvimento, inclusive das crianças, surpreendeu. “As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar um momento tão importante em casa com o pai. O trabalho já está surtindo efeitos e os resultados com os alunos são visíveis. Muitas crianças já estão devolvendo e levando outros livros para serem lidos com as famílias”, conta.

Maria Aparecida, mãe de uma das alunas da unidade de ensino, enfatiza que o incentivo gera ainda mais interesse pela leitura em casa. “Essa foi uma importante iniciativa da escola”, destaca.


Texto: Soraia Camata