Roraima
27.12.2023
Desenvolvido pelo Governo de Roraima, o programa de saúde bucal Sorriso é Arte levou atendimento odontológico gratuito para 14.545 estudantes da rede pública estadual de ensino durante o ano de 2023. O projeto é executado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Em todo o ano foram realizados 81.802 procedimentos.
Os atendimentos foram realizados por meio de duas carretas odontológicas móveis que percorreram juntas 46 escolas, sendo 20 da capital e 26 do interior. Os municípios atendidos, além de Boa Vista, foram Rorainópolis, São João da Baliza, Caroebe, São Luiz e Caracaraí.
“É um programa que vem dando muito certo e conta com excelentes dentistas que levam saúde e orientações sobre higiene bucal. Esses profissionais ajudam a elevar a autoestima dos nossos estudantes, o que com certeza refletirá no rendimento escolar deles. Ano que vem o programa vai continuar atendendo nossos alunos em todo o Estado”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
Como é realizado o atendimento?
A carreta permanece por quinze dias em cada unidade de ensino e atende os estudantes após a prévia autorização dos pais. Cada carreta possui oito gabinetes odontológicos e os profissionais dentistas realizam os mais variados atendimentos. Os mais comuns são profilaxia (limpeza), raspagem (remoção de tártaro) e restauração.
Também podem ocorrer procedimentos leves e moderados como manutenção corretiva e preventiva, obturações e extrações. Os casos mais complexos que forem detectados são encaminhados para tratamentos específicos.
O programa também prevê o fornecimento de material e insumos, além da aplicação coletiva de flúor e escovação supervisionada. O Sorriso é Arte iniciou em novembro de 2022 e é coordenado pelo DAE (Departamento de Apoio ao Educando) por meio da Disau (Divisão de Saúde).
“Conseguimos fechar a nossa programação para 2023 e a expectativa é que ano que vem, as demais escolas da rede sejam atendidas em um novo cronograma que está sendo elaborado e será divulgado em breve”, explicou o coordenador do programa, Izerbledison Franco.
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed