Solidariedade e aprendizado nas Escolas da Rede Estadual

Pernambuco

13.05.2024

O sentimento de solidariedade com as vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul tomou o Brasil. E aqui em Pernambuco, o destaque vai para as ações que surgem nas escolas da Rede Estadual. Iniciativas que refletem o poder da união e da empatia de estudantes, professores, funcionários e comunidades dos entornos. 

Só na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Manoel Gonçalves de Lima, localizada em Cumaru, no Agreste, mais de meia tonelada de donativos foram arrecadados. Entre os materiais estão roupas, alimentos não perecíveis, cestas básicas, materiais de higiene e cobertores. Os donativos foram armazenados em caixas e encaminhados a um posto de arrecadação e distribuição situado na cidade.

O professor da unidade de ensino, Felipe Cabral, responsável pela ação, contou que a mobilização começou a partir da conscientização sobre a situação em sala de aula. “Tivemos a ideia de fazer essa campanha durante uma aula de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade na terça-feira (07). No primeiro dia, a gente já tinha mais de 25 fardos de água arrecadados”, detalhou o professor, com orgulho.

A ação dos estudantes e professores repercutiu em Cumaru. Estudante do terceiro ano da EREM, Bruno Leonardo da Silva disse que essa ação o impactou positivamente. “Ao participar dessa arrecadação, eu pude perceber o quanto as pessoas podem ser empáticas em tempos de crise”, relatou.

Em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste, outra unidade de ensino também se tornou ponto de arrecadação de donativos. A mobilização acontece na Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos. “A nossa campanha solidária envolve nossos estudantes e toda a comunidade. Os jovens se empenham em ajudar, pois entendem a tragédia pela qual nossos irmãos gaúchos estão vivendo”, comentou a gestora da unidade, Maria Silvania Bezerra.

Letícia Vitória Bezerra Coelho, estudante do 1º ano do ensino médio da ETE, é um exemplo de quem se envolveu fortemente nessa luta. “Meu sentimento é de gratidão. Apesar de não ter muitas condições, pude ajudar nesse momento tão difícil. Todos nós aqui da escola nos unimos numa grande família”, relatou a jovem.

Solidariedade e aprendizado

Ao mesmo tempo em que os estudantes participam ativamente de trabalhos de ajuda humanitária, eles também internalizam lições valiosas de vida, a exemplo da empatia, responsabilidade social, trabalho em equipe e conscientização ambiental. 

Foi com essa proposta que a Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul mobilizou todas as 82 escolas jurisdicionadas para uma grande ação conjunta. Ao longo desta semana, foram arrecadados alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, materiais de higiene e roupas. Os itens foram recolhidos por um carro da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e direcionados a um ponto de apoio no Aeroporto.

“Além de uma ação de solidariedade, esta também é uma ação pedagógica. Os estudantes precisam entender sobre empatia e amor ao próximo. Trabalhar esses valores é uma proposta significativa de formação integrada”, destacou a gerente da GRE Recife Sul, Viviane Silva.

Cartas também servem de conforto

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) General Abreu e Lima, localizada na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana do Recife, produziram 40 cartas com mensagens de conforto, fé e esperança para as pessoas afetadas com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

As cartas foram entregues no quartel do Corpo de Bombeiros no Recife para serem levadas pelos militares enviados pelo Governo de Pernambuco para ajudar nos resgates no estado gaúcho.

Tereza Vitória Farias, estudante do 6º ano do ensino fundamental da EREF, foi uma das alunas que deixou uma mensagem. “Escrevi a carta como forma de solidariedade. Eu espero que a pessoa que vai ler fique feliz e, de alguma forma, se sinta acolhida, que saiba que a gente se preocupa com ela”, colocou.