Solidariedade contagia estudantes durante Mostra Cultural, na E.E Vespasiano Martins

#solidariedade

08.10.2019

Campo Grande (MS) Estudantes da Escola Estadual Vespasiano Martins, que oferta atendimento em tempo integral de Ensino Médio, inserida no Programa Escola da Autoria, em Campo Grande-MS, participaram, no dia 20 de setembro, da Mostra Científica e Cultural.

No total foram apresentados mais de 30 trabalhos entre pesquisas e experimentos, bem como de exposição de telas com as seguintes temáticas: históricas, alimentícias, saúde, eletricidade, meio ambiente, química, física, tecnológica, artística e outras.

Além, dos trabalhos desenvolvidos nas referidas temáticas, nas salas de aulas e apresentados pelos estudantes, foram expostos também, práticas pedagógicas e processos de aprendizagem em linguagens com aproximadamente 100 obras de pintura em tela utilizando a técnica de guache sobre tela, trazendo propostas de estudos realizados no decorrer do semestre com características do renascimento, dos movimentos do século XX e da contemporaneidade.

Os estudantes entenderam que com esse tipo de evento ganham experiência e aprendizado e a ideia é que a Mostra se torne um evento permanente da nossa escola e passe a fazer parte do calendário escolar.

Para os professores é um privilégio presenciar o movimento na escola, pois esse momento de pesquisa, de busca de conhecimento e o envolvimento dos pais e professores são fundamentais para o processo de formação de nossos jovens.

Filantropia

Durante o evento, estudantes e professores da instituição realizaram a entrega de aproximadamente 400 quilos de alimentos, roupas e calçados arrecadados durante uma das atividades da disciplina projeto de vida do Ensino Médio em tempo integral.

A ideia surgiu das estudantes Luana Barbosa e Isadora Boniatti, do 1º ano A, devido às discussões nas aulas de Projeto de Vida sobre o tema “O papel que ocupo no mundo” que fez com que os estudantes associassem ao tema solidariedade. A temática contagiou outras turmas, os estudantes do pós-médio e o grêmio estudantil que decidiram realizar uma gincana que foi abraçada por todos os outros estudantes da escola e professores. Uma experiência enriquecedora para todos!

Com a arrecadação da gincana, foi beneficiada com a doação a instituição sul-mato-grossense Casa da Criança Peniel. Para os estudantes a organização dos produtos e a montagem dos kits foi uma experiência inovadora que ajudou a pensar mais no próximo. Com isso, amadureceram enquanto ser humano ao despertar o sentimento de solidariedade e voluntariado.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul