Solenidade marca início das aulas na 3ª Escola de Gestão Compartilhada Militar do Amapá

Amapá

04.04.2018

A cidade de Santana, a 17 km de Macapá, já possui uma instituição de ensino com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seed) e a Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP), trata-se da Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada na Baixada do Ambrósio, na Área Portuária da cidade. Nesta terça-feira, 3, uma solenidade presidida pelo governador Waldez Góes, marcou a formatura de início de ano da instituição que possui 28 anos de existência e, em novembro de 2017, adotou o novo modelo de administração, um ato aprovado pela comunidade durante uma audiência pública. A instituição é a terceira unidade escolar da rede estadual de ensino a adotar no modelo de educação.

A Afonso Arinos atende 717 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a maioria é da Área Portuária de Santana e de bairros próximos. Para receber os estudantes durante o ano letivo de 2018, a instituição passou por uma reforma e adquiriu novos equipamentos com investimentos de R$ 350 mil. A escola é 100% monitorada com 32 câmeras, conta com 12 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva e complexo administrativo, além de possuir corpo docente completo. O diretor da instituição, tenente Leandro Cruz, enfatizou que ao longo do ano letivo, os alunos receberão aulas de luta olímpica e de xadrez. Ele acrescentou que nos últimos dias, os estudantes participaram da Semana de Adaptação e Aprendizagem 2018.

Durante a solenidade, Waldez Góes lembrou o impacto positivo que a adoção do regime trouxe às comunidades das escolas estaduais Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva, administrada pela Seed e pela PM/AP, e Risalva Freitas do Amaral, sob gestão da Seed e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), ambas em Macapá.

Ele destacou os benefícios que a gestão compartilhada traz para a formação das crianças e adolescentes. “Além dos assuntos estabelecidos na matriz curricular, os alunos aprendem noções de ética, cidadania, respeito ao próximo, civismo, entre outros valores. O reflexo deste trabalho poderá ser visualizado não apenas na formação dessas crianças e adolescentes, como em suas famílias e na região onde vivem”, enfatizou destacando que um galpão localizado ao lado da escola será revitalizado para atividades pedagógicas e de formação, além de ações sociais da comunidade.

O governador acrescentou que a partir de 2019, a Afonso Arinos passará a atender também o ensino médio, para que os alunos do 9º ano possam continuar os estudos na instituição. Góes acrescentou ainda que, no futuro, o modelo deve ser expandido para outras cidades como Laranjal do Jari.

A funcionária pública Socorro Rocha, 59 anos, participou da solenidade. Ela é avó da estudante Ana Beatriz Rocha, que cursa o 6º ano na Afonso Arinos. Para Socorro, manter a neta na instituição é a garantia de oferecer um ensino de qualidade e valores à menina. “Nós, como responsáveis, queremos para nossas crianças uma escola que ensine a importância do respeito, da responsabilidade, o que também é papel da família”, frisou a avó.

O pequeno Kayke Trindade, 11 anos, é aluno do 6º ano. Ele contou que, apesar de morar na Baixada do Ambrósio, frequentava um colégio de outro bairro de Santana. Com a adoção da gestão compartilhada na Afonso Arinos, seus pais decidiram matricular o garoto na escola do bairro. Apesar de ser novato, o menino já consegue ver diferenças significativas entre a antiga e a nova escola. “Aqui tem mais organização, não é aquele clima de bagunça, por isso, a gente consegue se concentrar mais e aprende com maior facilidade”, disse o menino.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reforçou que o governo do Estado vem investindo em melhorar os ambientes escolares, mesmo diante da crise econômica que atinge o Brasil e, consequentemente, o Amapá. Goreth enfatizou que a prioridade do governo estadual é atender os estudantes da melhor forma possível.

“Nós temos estudado os jovens para entender seus anseios e criar uma política para eu eles possam, de fato, ser protagonistas nas escolas. Eles querem estudar em locais com boa infraestrutura, com internet e ensino de qualidade, e tudo isto tem aqui nesta escola”, afirmou a secretária. Ela enfatizou outros investimentos do governo estadual na área da educação, como a adoção do Cartão Escola, medida adotada para reforçar o controle e a transparência na administração dos recursos da educação.

Estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado de Justiça e Segurança, coronel Carlos Souza e de Saúde, Gastão Calandrini; o comandante geral da PM/AP, coronel Rodolfo Oliveira; o comandante geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho, além de outros membros da equipe de governo. Também participaram da cerimônia o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, os deputados estaduais, Jory Oeiras, Charles Marques, Marília Góes e Roseli Matos; o deputado federal Marcos Reátegui e representantes da Câmara Municipal de Santana.