Pernambuco
21.10.2019Após passar por seis escolas da Rede Estadual, chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (18) mais uma edição do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O evento de encerramento desta edição foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e contou com a participação de representantes das unidades de ensino participantes do projeto. Em Pernambuco, a iniciativa é desenvolvida pela Associação dos Juízes do Trabalho, com apoio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado e outras instituições. Desde 2005, já beneficiou mais de 100 mil estudantes.
Os jovens deram o tom de alegria ao evento, cuja finalidade foi apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelas Escolas Estaduais Barbosa Lima; Liceu de Artes e Ofícios; Luiz Delgado; Regueira Costa; Sylvio Rabelo; Dom Bosco, em três categorias: videoclipe, texto escrito (cordel) e peça teatral.
Para Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, essa parceria oferece oportunidades de praticar atividades diferentes das realizadas na rotina escolar. "Sempre que há uma oportunidade de levar temáticas que possam ser relevantes para nossos estudantes, a gente deve aproveitar. E, ao mesmo tempo que essas discussões são realizadas nas salas de aula, os jovens têm a oportunidade de promover atividades diferenciadas no dia a dia da escola. Isto permite que eles exercitem outras competências, além das tradicionais disciplinas", comentou Amancio.
Emocionada, Carmen Richlin, juíza da 3ª Vara do Trabalho e coordenadora estadual do TJC, agradeceu a colaboração de todos envolvidos no projeto. "Nós não estaríamos aqui, nesta solenidade, sem a ajuda dos professores e gestores de cada uma dessas escolas. São eles que fazem toda mediação e intervenção, sendo os multiplicadores deste projeto, nos ajudando a alcançar o maior objetivo que são os estudantes", pontuou Carmem.
Trabalho, Justiça e Cidadania - O projeto consiste em levar para salas de aula discussões acerca da Cartilha do Trabalhador, publicada em formato de quadrinhos, com informações sobre direitos e deveres da classe trabalhista. O objetivo é transmitir noções básicas de direito, ética, moral e cidadania, além de direitos fundamentais e obrigações do cidadão. Para isso, uma equipe coordenadora do projeto visita escolas e aborda conteúdos relacionados ao tema da edição. Este ano o tema foi “Trabalho, Infância e Juventude: Desafios e Perspectivas na Superação da Violência”.