Paraíba
01.07.2024As aulas da rede pública estadual de ensino da Paraíba retornaram nesta segunda-feira (1º), após o recesso de São João. Com um momento de acolhimento acontecendo simultaneamente em todas as 599 escolas da rede, os mais de 224 mil estudantes retomam suas atividades com aulas, projetos e programas educativos, preparando-se para um semestre repleto de aprendizado e desenvolvimento. Em João Pessoa, uma solenidade na ECIT Professor Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC) marcou o momento e destacou a importância desse retorno para a comunidade escolar. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, além de outras autoridades, gestores, professores e cerca de 200 estudantes da escola.
“Hoje é um dia especial. É um dia de retorno às aulas, mas para mim é um dia extremamente importante nesta nova fase, nesta nova missão na Secretaria de Educação. Hoje começamos uma nova fase onde os estudantes terão um acesso direto à gestão, podendo expressar suas opiniões e necessidades. Precisamos deixar a escola o mais confortável possível para que os estudantes possam aprender e aprender cada vez mais. É muito bom estar aqui neste retorno. Contem com o nosso trabalho e desejo a vocês todo sucesso do mundo. Para quem está nas séries iniciais, sejam muito bem-vindos. Para quem já está na porta do Enem, que vocês possam realizar seus objetivos e voltaremos aqui para comemorar”, destacou o Wilson Filho.
O gestor da ECIT Professor Pedro Augusto Porto Caminha, Islan Alves, expressou sua satisfação com a abertura do segundo semestre letivo. Segundo ele, a participação ativa dos estudantes e o engajamento com a gestão são fundamentais para o sucesso da educação na escola. “O acolhimento é muito importante para que os estudantes se sintam recebidos e acolhidos como em uma família. A escola deve ser um ambiente familiar onde os alunos se sintam bem para estudar e participar. A escola é um traço entre a casa e a escola, e os alunos devem sempre se sentir à vontade aqui, interagindo com a gestão e os professores. Isso promove um trabalho diferenciado e magnífico para os alunos que participam conosco e traçam objetivos junto com o conhecimento dentro da escola”, destacou.
Na rede pública, o acolhimento escolar é um processo fundamental para facilitar a adaptação dos estudantes a novas etapas de suas vidas, tanto no que se refere ao espaço físico quanto às relações e processos escolares. O acolhimento promove um ambiente acolhedor e familiar, ajudando os alunos a se sentirem parte da escola, a interagir com professores e gestores, e a construir seus projetos de vida, especialmente no Ensino Médio. A prática de acolhimento, além de promover um ambiente de empatia e apoio emocional, é crucial para assegurar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, proporcionando uma base sólida para o aprendizado e a realização pessoal. Na ECIT EEPAC, o Grêmio Estudantil desempenha um papel fundamental na organização desses eventos e na promoção de um ambiente acolhedor. Os estudantes que fazem parte do grêmio são responsáveis por grande parte das atividades, demonstrando um alto nível de engajamento e colaboração com a gestão escolar.
A estudante Hilma Barbalho, da 3ª série da ECIT EEPAC, é integrante do Grêmio Estudantil da escola e participa, junto com outros alunos e a gestão, da organização desse momento de acolhimento. Ela ressaltou a importância do acolhimento e a felicidade em retornar às aulas. “Estamos muito felizes em receber todos os alunos e professores de volta. Estamos fazendo o nosso melhor nesse acolhimento de retorno. Espero que este ano seja repleto de coisas maravilhosas aqui para a nossa escola. É muito interessante criar essa comunicação entre nós, estudantes, e a gestão. Gostaria de dizer que estamos muito felizes em receber todos vocês”, disse Hilma.
Além do secretário Wilson Filho, do gestor Islan Alves e da estudante Hilma, a mesa de honra da solenidade ainda contou com a presença do secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim, do secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivaldo Alves, da chefe de gabinete da SEE-PB, Lígia Maria, do assessor especial José Armando Rodrigues e da gerente da 1ª Gerência Regional de Educação, Wleica Quirino, que também ressaltaram a importância da colaboração entre todos os segmentos da comunidade escolar para alcançar um novo semestre repleto de aprendizado, bem como uma educação de qualidade para todos os estudantes.