Sociedade conhecerá melhor a diversidade de escolas que oferecem educação de qualidade no Brasil

ENEM

07.08.2015

A sociedade vai conhecer melhor a diversidades de instituições de ensino que realmente ajudam os alunos a melhorar nos estudos. Isso será possível com novos indicadores propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo Ministério da Educação. A medida foi anunciada em entrevista coletiva de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, edição de 2014. Participaram da coletiva o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o presidente do Inep, Chico Soares, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps.

Tiveram os resultados divulgados 15.640 escolas, que reúnem 1.295.954 estudantes que fizeram o Enem em 2014. O indicador de permanência na escola mostra se o estudante cursou total ou parcialmente o ensino médio no mesmo estabelecimento de ensino. Outra inovação é a inclusão das taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), levantadas pelo Censo Escolar da Educação Básica e disponíveis no portal do Inep, no sistema de divulgação, para facilitar a consulta.

“A informação sobre as escolas é importante para que conheçamos aquelas que oferecem educação de qualidade durante todo o ensino médio e aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o 3º ano”, destacou o presidente do Inep.

Há dois outros indicadores, lançados anteriormente: o nível socioeconômico (Inse) e a formação docente. “Queremos mostrar esses dados para explicar que não basta olhar para o ranking puro e achar que as escolas em posições inferiores estão ruins. É preciso entender, por exemplo, fatores externos, como a loteria de nascer nas classes menos favorecidas”, afirmou o ministro Renato Janine Ribeiro.

Já o presidente do Inep, Chico Soares, explicou que “as escolas de ensino médio brasileiras formam um conjunto heterogêneo, principalmente em relação às características socioeconômicas de seus estudantes, e esses fatores precisam ser levados em consideração”. Chico Soares ainda destacou que os resultados também têm "o objetivo de fornecer aos professores, aos gestores e à sociedade informações sobre desempenho dos alunos e características das escolas", destacou

O presidente do Consed, Eduardo Deschamps afirmou que agora, após a divulgação dos resultados do Enem por Escola, cabe as gestões das redes cruzarem os resultados com outras avaliações e indicadores como por exemplo o Ideb.  

Para o secretário de Educação de Santa Catarina não se pode trabalhar, no âmbito da gestão, com apenas um indicador. "O Enem é uma prova para seleção de acesso à universidade, esse é o princípio dele. Um outro indicador relevante para as públicas é o Ideb, indicador de qualidade da educação básica”, pontuou.

Ele disse ainda que todos os dados e avaliações estão colaborando para a elaboração de soluções para a educação. “Várias ações estão sendo tomadas para avançar na melhoria do Ensino Médio, sendo que os resultados do ENEM por Escola auxiliarão no direcionamento das ações de melhoria em cada unidade escolar”.

Com informações do INEP/MEC