Reuniões
08.01.2015Os sistemas de avaliação foram tema de debate entre os representantes e secretários Estaduais de Educação de todo o país, que estão reunidos entre os dias 13 e 14 de novembro, em Fortaleza, na IV Reunião Ordinária do Consed. O secretário de Educação do Estado do Ceará, Maurício Holanda, conduziu a mesa que tratou da avaliação feita com o Centro dePolíticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED.
O professor Maurício Holanda contextualizou sobre a situação atual dos sistemas de avaliações estaduais – “hoje, são 17 Estados que utilizam sistemas de avaliações próprias, anteriormente eram seis” – Para o secretário é necessário “repensar a maneira como são elaboradas as avaliações nacionais pelo INEP, muitas vezes distante da realidade dos Estados”.
O secretário do Ceará fez questão de registrar “a qualidade e cooperação do CAEd como parceiro das avaliações”, porém existem “dificuldades à operacionalização da avaliação”, pois o Centro depende juridicamente da Universidade Federal de Juiz de Fora, “o que dificulta a agilidade de questões desde as mais básicas, como o pagamento dos aplicadores das avaliações”, recomendando que o CAED ganhe autonomia operacional e financeira.
A coordenadora-geral do CAEd/UFJF, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, parabenizou o Estado do Ceará “pela busca de um desempenho da qualidade da educação”. E reforçou a argumentação do professor Maurício Holanda, pedindo o apoio para a desvinculação do CAEd, “uma vez que este já foi reconhecido como uma importante instituição social de avaliação”.
O secretário do Amazonas, Rossieli da Silva, propôs que o CONSED “faça uma moção solicitando ao Governo Federal que o CAED tenha autonomia”. O secretária também relatou problemas com questões básicas, dificultadas pela falta de autonomia jurídica do CAEd.
A presidente do Consed, professora Maria Nilene Badeca, concordou com a proposição e manifestou que o CONSED irá preparar um documento para ser enviado ao Ministério do Planejamento.
O CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas.
A instituição também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como os projetos SisLAME e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional.
O objetivo principal é oferecer dados e informações úteis capazes de subsidiar as ações de melhoria da qualidade da educação e equidade nas oportunidades educacionais.
Última reunião ordinária 2014 – No encontro ocorrem debates sobre Mudanças na Legislação Educacional Efetivadas e em Tramitação , E e uma série de devolutivas em relação às diversas representações do Conselho em temas ligados ao Ensino Médio, à Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Plano Nacional da Educação entre outras questões. No encontro também ocorre um balanço dos inúmeros projetos, programas e ações do colegiado executados entre 2013/2014.