Sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão é apresentado em Brasília

Santa Catarina

16.08.2019

A convite da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, esteve em Brasília, nesta quinta-feira, 15, para apresentar o novo sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão, utilizado pela Secretaria de Educação de Santa Catarina (SED).

Quando esteve em Santa Catarina, no final de julho, o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, conheceu as funcionalidades do sistema e recomendou que fosse levado ao conhecimento de outros órgãos e instituições ligadas à educação no Brasil. “Eu percorro todo país conhecendo iniciativas e boas práticas realizadas pelas secretarias de educação, não existe um projeto como esse em nenhum dos estados”, declarou Macedo. 

Além de Macedo, estiveram presentes na reunião, em Brasília, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes, e o atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves.

A equipe interna da SED desenvolveu a solução Educação na Palma da Mão em uma plataforma para visualização de gráficos, tabelas e mapas, que disponibiliza essas informações no computador e na interface do smartphone, possibilitando acesso aos dados de qualquer lugar. O sistema fornece evidências e fatos concretos que vão gerar conhecimento, dando suporte à gestão e à tomada de decisões mais efetivas para os gestores. O secretário Natalino Uggioni avalia que o uso dos dados eleva Santa Catarina a um patamar diferenciado em gestão da Educação.

Depois da reunião, o secretário Uggioni foi convidado a apresentar detalhes do programa ao colegiado do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

CONABE

Durante a estada em Brasília, o secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, participou da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências, CONABE. Na oportunidade o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez a entrega da cartilha de Política Nacional de Alfabetização do MEC.

Segundo Uggioni, Santa Catarina está alinhada com as políticas e com as premissas de alfabetização destacadas pela cartilha, o que poderá auxiliar na implantação de projetos e programas em desenvolvimento aqui no Estado.