Simula Enem será aplicada na rede estadual de ensino de Sergipe neste sábado (26)

Sergipe

25.08.2023

O Programa Pré-Universitário (Preuni), oferecido pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), promoverá nos dias 26 de agosto e 2 de setembro o ‘Simula Enem’. Ambas as provas acontecerão de forma presencial nos polos do programa e nas escolas que ofertam a 3ª série do Ensino Médio ou etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado. A expectativa é de que mais de 18 mil alunos participem das provas. O PréUni da Seduc é o maior curso público preparatório para vestibular do Brasil!

Neste sábado, 26, a partir das 8 horas, serão aplicadas as provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da Redação, com previsão de encerramento do primeiro dia às 13 horas e 30 minutos. Já no sábado seguinte, dia 2 de setembro, a partir das 8 horas, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com previsão de encerramento às 13 horas. Somadas, as duas semanas reúnem 180 questões inéditas, preparadas pelos professores articuladores do Preuni, com os mesmos níveis de dificuldade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As provas são lacradas e, além de contarem com a folha de redação específica, têm cartões de resposta que são verificados com leitura óptica, para ampliar a precisão ao corrigir os gabaritos.

A coordenadora do Programa Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua, destaca a importância do simulado para o processo de preparação para o Enem, já que o simulado coloca todos os aprendizados em prática. “Reforça a linha de raciocínio do estudante nos mesmos níveis de dificuldade do Enem. Queremos que o aluno sinta como vai ser a prova e o tempo que vai ser necessário. Afinal, essa experiência do simulado é essencial para que eles entendam as etapas da prova e se dediquem cada vez mais", completa.

A professora de Biologia Bárbara Silveira, articuladora do Preuni, avalia a oportunidade dada aos estudantes de realizarem o simulado e os incentiva a comparecerem nos dois dias. "O ano de preparação para o Enem é repleto de aprendizados, um período de muito foco e determinação. O ‘Simula Enem’ vem como uma ferramenta para testar todo o conhecimento adquirido, vibrar pelos acertos e, principalmente, adquirir autoconfiança. É nesse momento que o estudante tem a certeza de que está no caminho certo e se enche de empoderamento para gabaritar e consolidar um ano de muita luta com a recompensa da vitória. Vamos juntos, rumo à aprovação", considera a professora.

Novas atividades

Após a conclusão dos dois dias do ‘Simula Enem’, o cronograma do Pré-Universitário segue com o ‘Treinando com Pesos’, nos dias 16 e 23 de setembro, a ser realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Serão revisados todos os conteúdos do segundo semestre por área de conhecimento, com foco na resolução de questões. Após esse ciclo, ocorrerá o ‘Play Enem’, no dia 7 de outubro, que estimula os estudantes por meio de atividades que tornam a revisão mais atrativa. 

A programação continua com o ‘Revisa Enem’, que ocorre durante a semana das provas de cada área. De 25 a 31 de outubro, será realizada a revisão de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Entre essas duas semanas de intensivo, haverá a revisão final no dia 1º de novembro. Já entre 6 e 10 de novembro, serão revisadas as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.