Sete professores de inglês da rede estadual estão em intercâmbio nos Estados Unidos

Amapá

08.07.2019

Por Caroline Mesquita

Sete professores de inglês da rede estadual do Amapá vão viajar com todas as despesas pagas no período de julho a agosto para os Estados Unidos. Eles foram selecionados no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) e farão um curso intensivo de seis semanas, vão vivenciar a cultura local e desenvolver atividades acadêmicas em universidades norte-americanas.

O PDPI oferta bolsas de estudos para profissionais das redes públicas de educação básica em efetivo exercício em sala de aula. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Comissão Fulbright.

Este ano, 486 bolsas foram disponibilizadas para o intercâmbio e 1007 educadores de todo o Brasil disputaram essas vagas. Para ser selecionado, foi necessário ser aprovado no TOEFL, exame de proficiência de inglês. São três modalidades de curso: Desenvolvimento de Metodologias, Aprimoramento em Inglês – Intermediário II, e Aprimoramento em Inglês – Intermediário I.

No Amapá, os professores que conquistaram as bolsas do PDPI foram: Fábio Dias (Escola Estadual Esther Virgolino), que irá para o Arkansas State University; Maria Lourdes Souza (Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares); Pablo Guevara (Escola Estadual José Barroso Tostes); Maria Izabel Monteiro (Escola Estadual Raimunda Virgolino); Myure Oliveira (Escola Estadual Santina Rioli); Patrícia Rabelo (Escola Estadual Antonio Messias); e Pedro Moura (E.E Tiradentes); esses estudarão na Iowa Staty University.

Eles treinarão a fluência oral e escrita em inglês, poderão compartilhar metodologias de ensino, além de terem auxílio em preparações de planos de aula que despertem mais o interesse dos estudantes em sala de aula. As bolsas cobrem os gastos de passagens aéreas, deslocamento, alojamento, alimentação, taxas escolares, materiais didáticos, entre outras despesas.

A professora Maria Izabel Monteiro trabalha na rede estadual há 13 anos e esta será a primeira viagem dela aos Estados Unidos. Ela leciona na Escola do Novo Saber Raimundo Virgolino, de tempo integral, e destaca que é comum conversar com seus alunos sobre projetos de vida e sonhos. Agora, pode mostrar a eles que é possível realizar um sonho exclusivamente através dos estudos.

“É muito gratificante e uma oportunidade maravilhosa podermos viajar para os Estados Unidos e convivermos diretamente com a língua inglesa e a cultura norte-americana. Esse curso nos ajudará a aprimorar nossos conhecimentos e, consequentemente, essa aprendizagem refletirá positivamente em nossas salas de aula”, destacou Maria Izabel.