Sete escolas estaduais concorrem a selo da Unesco por práticas da cultura de paz, identidade e respeito

Rio Grande do Norte

30.07.2019

Sete escolas da rede estadual de educação do RN estão entre as unidades de ensino que pleiteiam o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de instituições de referência no trabalho sobre cultura de paz, identidade e respeito. A organização possui a rede do Programa de Escolas Associadas (PEA), que reúne escolas com projetos nas áreas citadas. Em 2018, o RN contou com quatro escolas certificadas pelo PEA.

A conquista da aquisição do selo pode durar mais de três anos. A representante da UNESCO no RN, Flávia Nóbrega, enfatiza que a experiência serve como uma imersão dos professores e alunos em conteúdos culturais da sociedade, além de ressaltar o respeito pelo próximo. “Esse tipo de trabalho dentro das escolas faz com que o aluno possa conhecer o mundo, e não ficar limitado a conteúdos determinados”, justifica Flávia.

Todos os anos, ocorre o encontro das escolas participantes da rede PEA/Unesco. Uma das participantes que esteve presente na atividade do ano passado, que ocorreu em Salvador, capital da Bahia, foi a professora Guette Soares, representando a escola estadual Maria Luiza Alves Costa, localizada no bairro de Felipe Camarão, em Natal. De acordo com a professora, “eles passaram a se compreender, pois o bairro de Felipe Camarão tem um valor histórico e cultural muito forte”, reforça.

Este ano, sete escolas da rede estadual de ensino estão pleiteando o selo do Programa de Escolas Associadas da Unesco. Em setembro, acontecerá o Encontro Nacional Rede PEA-Unesco 2019, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Esse encontro vai reunir as apresentações dos projetos e compartilhamento de ideias dos professores inscritos representando as escolas.

Promoção de paz nas escolas

Na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), existe o Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, responsável em sensibilizar e capacitar educadores e gestores para as demandas de promover a Cultura de Paz no ambiente escolar.

Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e os Direitos Humanos (NEEPDH), João Maria Mendonça, a escola tem o papel fundamental na construção da cultura de paz na sociedade. “Se é na mente do homem que nasce a violência e é construída socialmente, será na mente dele que nascerá a educação de uma cultura para à paz”, explica. Além disso, João Maria ressalta que a cultura de paz é constituída pelo indivíduo. “Nós criamos essa cultura de paz nas escolas tomando como perspectiva o respeito, a diversidade e a tolerância”, apresenta.

Confira aqui lista das escolas da rede estadual de ensino que participarão este ano:

Escola Estadual Alceu Amoroso Lima - Lagoa Azul

Escola Estadual Josafá Sisino – Parnamirim

Escola Estadual Professor Antônio de Souza – Parnamirim

Escola Estadual Prof Arnaldo Arsênio – Parnamirim

Escola Estadual Vale do Pitimbu – Pitimbu

Escola Estadual Professor Carlos Bello Moreno – Neópolis

Escola Estadual de Tempo Integral Hilton Gurgel de Castro – São José de Mipibu.