Mato Grosso
08.11.2024Claryssa Amorim | Seduc-MT
A Comissão de Ética da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (08.11), o treinamento: “Entender para atender – comunicação e inteligência no relacionamento interpessoal”, para servidores específicos do setor de administração do órgão Central, em Cuiabá.
O conteúdo programático abordou sobre inteligência emocional; gestão de emoções; crenças e valores; perfis comportamentais; comunicação não violenta; a diferença entre tratar bem e atender bem, além de outros.
O objetivo do treinamento é que quando se fala de serviço público, a cobrança e anseio por uma resolutividade ou qualidade na prestação de serviço são ainda mais evidentes, logo a necessidade de um relacionamento mais saudável e inteligente com parceiros e contribuintes, tornam-se as chaves para o bem-estar e satisfação mútuos.
“Ter um parceiro satisfeito vai além das técnicas de comunicação, aproximação ou atendimento. Depende muito mais de um sentimento genuíno de querer bem ao outro. O atendimento ou relacionamento são elementos fundamentais para construir um negócio bem-sucedido e alcançar resultados satisfatórios”, explicou o coach Diego Hurtado.
Segundo ele, o seu trabalho é construir uma trilha de conhecimentos para trabalhar esse relacionamento entre pessoas, em que é utilizado uma série de ferramentas. “O curso possibilita que as pessoas expandam a consciência e abram os olhos, a mente para aquilo que já fazem, mas que pode fazer de forma diferente. São conceitos que já conhecem, mas que podem ter outros resultados mais fácies, mais consistente e isso faz com que as pessoas tenham mais paz no local de trabalho”, declarou.
Com o treinamento, os servidores aprenderão as melhores práticas para oferecer um atendimento humano melhor e, ainda, utilizar dos ensinamentos compartilhados para uma gestão comportamental mais saudável, além de melhor gestão também das próprias emoções.
A psicóloga Marcia Mariano, que também participou como palestrante, explicou que durante o treinamento é feito com os participantes um mapeamento de perfil comportamental para conhecer como essas pessoas agem dentro do trabalho.
“Trabalhamos também sobre crenças, pois muitas pessoas têm comportamentos, crenças já de anos e acha que isso é o correto. Porém, mostramos que não é bem assim e é importante rever isso”, explicou.
Segundo o presidente da Comissão de Ética da Seduc, Luiz Lopes, o treinamento terá efeito multiplicador, gera benefícios como a confiança pautada na ética e na otimização do a5endimento ao público. “Além disso, atender as pessoas de maneira humanizada é um diferencial que a pasta faz questão de manter evidente”, concluiu.