Servidores da Educação visitam Órgão Central e escolas da rede estadual para intercâmbio administrativo

Minas Gerais

13.09.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) é a segunda maior rede pública de ensino do Brasil com cerca de 1,6 milhão de estudantes. Tamanho atendimento aliado às dimensões territoriais do estado tornam os processos administrativos implantados referência em entrega e execução para outros estados do país. Para conhecer o modelo da rede mineira, uma comitiva da Secretaria de Estado do Piauí (Seduc) visitou o Órgão Central, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C e duas escolas em Belo Horizonte, nesta terça-feira (12/9). 

O intercâmbio administrativo foi intermediado por servidores da Subsecretaria de Administração da SEE/MG. Uma equipe da Superintendência de Aquisições e Patrimônio acompanhou os visitantes que conheceram o Almoxarifado Central, o Arquivo Público, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C e duas escolas. No Órgão Central, estiveram nas Diretorias de Compras, Diretoria Administrativa, além da Diretoria de Suprimento Escolar, vinculada à Superintendência de Infraestrutura Escolar. O objetivo foi entender o funcionamento do setor administrativo para replicar a dinâmica no Estado do Piauí.  

A Escola Estadual Afonso Pena, situada na avenida João Pinheiro, em Belo Horizonte, foi escolhida por ser tombada pela sua importância arquitetônica, histórica e cultural. Também a Escola Estadual Maestro Villa Lobos, no bairro Santo Agostinho, foi visitada pelo grupo.

“O intuito foi adquirir boas práticas na nossa administração com foco no gerenciamento da estrutura e gestão de material e patrimônio onde o Estado apresenta uma ótima gestão com foco na qualidade de ensino dos alunos e na preocupação em atingir uma gestão com entregas efetivas. Gostaríamos de agradecer a SEE/MG por acreditar nessa parceria como case de sucesso”, pontuou a coordenadora da Unidade Administrativa da Seduc-Piauí, Lorena Castelo Branco Gadelha.