Servidores da Secretaria de Educação participam de formação sobre primeiros socorros no ambiente de trabalho

Goiás

10.06.2022

Um grupo de servidores da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) participou nesta quarta-feira (08/05) de uma capacitação com profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMG) com foco nos primeiros socorros no ambiente de trabalho.

O curso Suporte Básico de Vida foi ministrado das 8 às 17 horas no auditório da Seduc Goiás pelo capitão Leonardo Castro com o auxílio do tenente Fábio Rocha. A iniciativa foi da Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar em parceria com o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação (Cepfor) e a Gerência de Segurança e Saúde dos Servidores e Estudantes da Seduc Goiás.  

A parte da manhã foi reservada aos ensinamentos teóricos e a tarde foi dedicada às demonstrações práticas. A capacitação abordou temas como os cuidados que devem ser prestados às vítimas de mal súbito, como desmaios ou epilepsias, ou de acidentes (traumas) até que as equipes socorristas cheguem ao local do ocorrido.

Com especialização em primeiros socorros e 29 anos de atuação no Corpo de Bombeiros, Leonardo Castro explica que o curso surgiu com o objetivo de ensinar as pessoas a salvarem vidas, evitar o agravamento das lesões motivadas por condutas incorretas, aliviar a dor do acidentado e estabilizar o estado da vítima.

Segurança e educação

“O primeiro atendimento depende muito do controle emocional de quem presta a ajuda. O conhecimento e o treinamento fazem toda a diferença por trazer segurança a quem faz o socorro”, destacou o capitão do CBMG.

Leonardo frisou ainda que a segurança caminha lado a lado com a educação e no seu entendimento, o curso é um momento importante para compartilhar informações e experiências.

A parte da manhã foi dedicada à abordagem teórica e a parte da tarde foram realizadas demonstrações na prática. “Esses ensinamentos podem ajudar a salvar vidas e evitar o agravamento do quadro de saúde de uma pessoa que se acidenta. São informações preciosas para o dia a dia do trabalho e para a vida mesmo”, destacou a professora Simone de Oliveira Lemes, do Cepfor.

O superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, coronel Mauro Vilela, comentou que a formação está sendo ofertada também nas Coordenações Regionais de Educação (CREs). Para ele, o curso é importante para orientar os servidores sobre como agir corretamente caso um colega de trabalho passe mal até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou do Corpo de Bombeiros.

Saúde e qualidade de vida

A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, ressaltou que muitas vezes o desejo de ajudar alguém que está passando mal ou se acidentou é muito grande, mas a falta de conhecimentos pode agravar o quadro e até colocar em risco a vida da pessoa.

“Os conhecimentos adquiridos nesse curso, se colocados em prática, significam que você pode salvar uma vida. Esse curso é essencial para a nossa segurança, pois podem nos ajudar a salvar uma vida no ambiente de trabalho, em casa, nas escolas ou no dia a dia”, comentou.

Referindo-se ao número de servidores da Centralizada, Fátima Gavioli lembrou que a Seduc Goiás tem uma população que é maior do que muitos distritos ou povoados. “É muita gente trabalhando e, apesar de todos os cuidados que temos, os riscos sempre existem”, finalizou.