Rondônia
11.09.2023Com base na transparência e na cultura de integridade, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou workshop de levantamento de riscos para o Programa de Integridade – Proin, aos assessores, analistas e técnicos da Educação. O encontro aconteceu na segunda-feira (4) no auditório do Edifício Rio Machado em Porto Velho.
O encontro teve como base a meta traçada na 4ª Batalha do Plano Estratégico de Rondônia 2019 – 2023, que visa diminuir a ocorrência de corrupção e desvios éticos no setor público. O workshop faz parte da terceira etapa de implementação e teve o objetivo de proporcionar espaços para que os servidores discutissem os riscos de integridade identificados no desempenho de suas atribuições diárias.
De acordo com o Controlador Interno da Seduc, Sávio Gomes de Brito, o levantamento de riscos permite identificar, avaliar e diminuir as ameaças de forma proativa garantindo estratégias na gestão. “A troca de conhecimentos e experiências foram enriquecedoras para todos nós. Estou confiante que os servidores saíram mais preparados para fortalecer a integridade da nossa instituição ”, destacou.
PROGRAMA DE INTEGRIDADE
O Proin em Rondônia foi instituído pelo Decreto n° 26.238 em 19 de julho de 2021 visando disseminar entre os agentes públicos a cultura de controle interno, gestão de riscos e de prevenção à corrupção em todas as suas formas, além de estimular os valores da integridade, ética e transparência nos atos administrativos.
A implementação deste programa é a busca do resultado-chave à 4ª Batalha do Plano Estratégico de Rondônia 2019 – 2023, com a declarada pretensão de tornar o Estado de Rondônia referência nacional no enfrentamento à corrupção, a fim de guarnecer o cidadão de maior confiabilidade nas instituições, com a implementação de planos de integridade, monitoramento de relações de conflitos de interesses e criação de mecanismos anticorrupção.