Servidores da Educação do Piauí recebem acolhimento em campanha do Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

01.09.2021

Um sorriso, um cumprimento e uma palavra de incentivo, foi assim que os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram recebidos para iniciar o seu trabalho no prédio sede nesta quarta-feira, 1 de setembro. O acolhimento realizado pelas psicólogas na recepção fez parte das ações coordenadas pelo Núcleo de Atenção Psicossocial (NUAPSI), referente à campanha de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.

No mês de conscientização sobre saúde mental, a campanha de acolhimento seguirá uma programação com a finalidade de levar conhecimento sobre o assunto, possibilitando identificar comportamentos e permitindo a oferta imediata de ajuda, conforme explica a coordenadora do NUAPSI, Nádia Lima.

"O NUAPSI começou este trabalho recepcionando os funcionários com uma lembrança e uma pequena palavra e, nos próximos dias, será trabalhado o tema com os funcionários por meio de palestras. O objetivo é auxiliar o servidor que esteja com algum tipo de dificuldade a buscar auxílio e, assim, evitar prejuízos no desenvolvimento do seu trabalho. O Núcleo está de portas abertas para que eles possam ser ouvidos e acolhidos nas suas demandas", declarou a coordenadora.

A acolhida de Boas-vindas aos servidores na entrada da sede foi organizada com a entrega do laço aos setenta primeiros servidores. Entre os contemplados estava a servidora Aldenira Reis, que pontuou o acolhimento como uma importante ação para diminuir o preconceito e informar a população sobre a saúde mental da forma correta.

"Achei excelente essa ação de receber os servidores, fazer este acalento e alertar sobre o significado da campanha do Setembro Amarelo, pois muitos desconhecem a importância de falar sobre o suicido, a depressão ou temas da saúde mental. Este é um trabalho de cuidado que devemos realizar de coração em cada pequeno ato, desde um bom dia até este cartão que recebemos. São gestos que fazem bem", afirmou a servidora.

Na programação informativa na Secretaria da Educação está previsto no dia 06/09, momento em que os servidores poderão colar o laço com seu nome na árvore. No dia 13/09, o balão com frase e entrega de bombom; no dia 20/09, a atividade Coração grande e coração pequeno, com mensagens edificantes; e o encerramento, no dia 27/09, com palestra e coffee break;

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).