Servidores Conectados: projeto da Educação mobiliza servidores em ação solidária

Tocantins

11.11.2022

A doação de sangue é considerada um ato de amor que pode salvar vidas. Para reforçar a importância de pensar no próximo, um grupo de servidores da Secretaria da Educação (Seduc) teve a oportunidade de doar em uma unidade móvel de coleta do Hemocentro do Tocantins (Hemoto) que esteve estacionada, na manhã desta sexta-feira, 11, em frente à Superintendência de Educação Profissional, em Palmas.

O contador da Seduc, Ramon Henrique Figueiredo de Oliveira, é doador de sangue há seis anos e não perdeu mais uma oportunidade de fazer o bem. “Eu acho muito importante, pois com apenas 400ml de sangue podemos ajudar até quatro pessoas. Eu doou desde os 25 anos e tenho o costume de incentivar meus familiares a fazerem o mesmo”, relatou.

A assessora técnica de Tecnologia da Seduc, Girlene Dias Fonseca, tem uma filha que precisou de sangue aos oito anos de idade ao passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pescoço. Ainda hoje, Girlene lembra da apreensão que foi correr atrás de doadores. “Conseguimos mobilizar família e amigos para doarem, porque a gente sabe que a demanda no banco de sangue é sempre baixa. Depois disso não parei mais de ser doadora e fico feliz por estar aqui hoje”, destacou.

Os pedidos do hemocentro para que a população se conscientize e vá a uma unidade da Hemorrede do Tocantins ocorrem com frequência, tendo em vista a baixa corriqueira no estoque. Com a ação desta sexta-feira, foram adquiridas cerca de 50 bolsas de sangue. “Todas as parcerias que são feitas com a nossa rede fazem a diferença pra gente. Temos muitas demandas para serem atendidas, por isso ainda necessitamos de doadores”, afirmou a assistente social do setor de captação do Hemoto, Derotéia Severino da Silva.

Para ser um doador é preciso seguir alguns requisitos, que podem ser acessados no link: https://www.to.gov.br/saude/requisitos-para-doacao/1rssh872sbco

Servidores Conectados

A ação faz parte do projeto Servidores Conectados, desenvolvido pela Superintendência de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, com o objetivo de integrar e cuidar da saúde emocional dos profissionais. Para isso foram desenvolvidas três etapas, sendo a primeira uma confraternização que já foi realizada. A segunda e atual fase é uma gincana solidária e na terceira ocorrerá uma última confraternização.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, Cristiane Mireile Bazzo de Pina, ressaltou a importância da ação. “Nós sentimos a necessidade de integração e socialização das equipes, pois temos demandas de trabalho muito árduas. Nas primeiras ações vimos a diferença, onde sorteamos equipes de diferentes setores, o que possibilitou o trânsito deles em todos os espaços gerando a convivência”, destacou.

Durante o período da gincana, além da doação de sangue ao Hemocentro, cada equipe recebeu a missão de arrecadar produtos diversos como: materiais de higiene pessoal, cestas básicas, tampinhas de plástico rígido e lacres de latinhas. Uma parte dos produtos arrecadados será entregue ao Hospital do Amor de Palmas e a outra às instituições escolhidas pelas equipes arrecadadoras, conforme disciplinado em regulamento específico.

Willian Alves/Governo do Tocantins

Edição: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues/Governo do Tocantins