Amapá
11.05.2022Duas servidoras da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed-AP) foram selecionadas no Processo Seletivo do Vetor Brasil e Microsoft para participar de uma Formação Embaixadoras pela Equidade Racial. Com foco em dois eixos, Líderes de Aprendizagem e Gestão pela Equidade Racial, a formação acontecia de forma online e durou 6 meses.
O objetivo das servidoras participantes, Helizangela Lima e Andréia Carvalho, é repassar todo o conhecimento aprendido e formar outros gestores da Rede Estadual de ensino do Amapá.
Ao todo, 14 estados foram representados nessas Formações e ao final delas, cada participante recebeu um “kit embaixador" para replicar os conhecimentos aprendidos com outros gestores da Rede Estadual de ensino do seu estado. Para Andréia Carvalho, servidora da Seed-AP há 5 anos, ser representante do Amapá nessa Formação foi uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo muito boa.
“Eu estava com oito meses de gravidez quando participei do Processo Seletivo, às vezes achava que não ia dar conta, mas agora posso dizer que represento meu estado nacionalmente nas discussões por políticas públicas educacionais melhores e eficazes”, relatou Andréia.
A formação de Líderes de Aprendizagem diz respeito à capacitação de pessoas para serem referência no trabalho de liderança, projeto e processo. Já a formação de Gestão pela Equidade é sobre o trabalho direto dentro da escola para garantia dos direitos.
Helizangela Lima, servidora da Seed-AP há 16 anos, acredita que a importância dessas Formações foi o despertar da sensibilidade no olhar para as necessidades dos estudantes.
“Temos um grupo de estudantes que precisam ser respeitados dentro das suas diferenças e especificidades. Quem exerce um cargo de gestão precisa estar atento e lutar pela garantia desse direito”, disse a servidora.
Kit Embaixador
1 Manual Mídia Kit para auxiliar na aplicação dos itens e 1 Ebook do embaixador, compilando informações, contatos, atividades, dinâmicas e dicas compartilhadas ao longo da formação.
Por: Bárbara Ribeiro