Série Professor em Foco – Quando o cuidar e o ensinar caminham juntos

Santa Catarina

09.10.2015

Neusa Simas da Silva, que leciona Geografia na escola Maria Nilza Ferreira Evaristo, de Itajaí, é mãe de cinco filhos e como órfão foi responsável pelos 12 irmãos mais novos. Ela poderia muito bem fazer oseu trabalho sem envolvimento pessoal com os alunos, mas não é o que acontece. “Ela se preocupa com cada um, como se fossem filhos”, destacou a diretora Marta Luize Franke, grande amiga de Neuza.

Desde 2007 elas trabalham juntas na unidade, quando a professora se mudou para Itajaí.  “De lá para cá, é notória a evolução dos estudantes do ensino fundamental e médio”, afirma a diretora. Além da alegria habitual, os projetos ambientais liderados pela professora têm feito grande diferença na vida de toda a comunidade.

Seu projeto de mais destaque, Cadê o morro que tava aqui? contou com a participação de cerca de 500 alunos. Iniciado em 2010, o programa registrou, por meio de fotografias feitas pelos estudantes, os danos ambientais causados em diversos pontos de Itajaí, devido ao desmatamento e retirada de aterro. A partir das constatações feitas por Neuza e sua ‘trupe’ a Prefeitura implantou algumas melhorias em toda a cidade.

A aluna Analyz Marques Silva tem aulas com a professora desde 2012, e hoje, com 16 anos, conta como são dinâmicas as aulas de Neusa e afirma não ter ninguém como ela para ‘aguentar’ o trabalho de educador. “A alegria que ela demonstra contagia todos que estão à sua volta e isso nos ajuda a ter mais vontade de crescer”, explicou.

Neuza afirma acreditar no futuro do país, que passa diretamente pelas mãos de crianças e adolescentes ensinados e cuidados por ela. “Na sala, no pátio, em apresentações, em trabalhos desenvolvidos, no silêncio e na algazarra... Me sinto realizada na escola!”, exclamou a professora.