Série Professor em Foco – Projeto lúdico integra alunos e professores

Santa Catarina

07.10.2015

Um dos grandes desafios de todo educador, independente da disciplina que ministre, é conseguir conquistar os alunos e traduzir o conhecimento dos livros para uma linguagem que possa ser absorvida pelas jovens mentes. Este tipo de trabalho é a essência do educar, e desta essência é que surgem ideias e projetos para fisgar o interesse sempre mutável dos alunos.

Com 13 anos de carreira no magistério e experiências em diversas escolas do município de Capinzal, a professora Saionara de Fátima Almeida Ramos percebeu que a absorção de conteúdos era muito mais eficiente quando mesclada ao divertimento. Esse processo lúdico foi aprofundado com a participação do próprio estudante na criação do novo método de ensinar.

Assim nasceu o projeto Língua Portuguesa Através de Atividades Lúdicas, desenvolvido a partir de jogos e atividades para envolver e motivar os estudantes de diferentes etapas do aprendizado do português. “Junto com o aumento significativo do interesse dos alunos pela matéria as notas melhoraram em muito, servindo assim como um termômetro do sucesso do projeto”, ressalta Saionara.

O plano de ensino foi dividido em vários jogos que foram construídos pela professora e pelos alunos do Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA). Os primeiros estudantes a utilizarem o material, tiveram um aumento não só nas notas, mas também na autoconfiança e na interação com os colegas em sala de aula.

Ao longo de três anos de aplicação do projeto é trabalhado, de maneira divertida, o desenvolvimento da comunicação oral; o uso de vocábulos; coerência e coesão de frases; leitura; escrita e a interpretação de textos. Depois de aplicadas às turmas do PENOA, as ideias e materiais foram utilizados com outras sete turmas da EEB Mater Dolorum, sendo adaptado para outras disciplinas como Matemática, Geografia e Inglês.

”Além de usar este método com meus alunos mais jovens, também uso ele para ensinar outros professores a diagnosticar as necessidades de seus alunos e a conquistar a atenção deles para as mais diferentes disciplinas”, finaliza a professora.