Série Professor em Foco - Paixão pela literatura incentiva alunos na busca pelo saber

Santa Catarina

15.10.2015

William Shakespeare, Marcel Proust, Hamlet e Ariano Suassuna, dentre outros expoentes da literatura estrangeira e nacional fazem parte do dia a dia dos alunos da professora Maria Helena Rossato, na Escola Felisberto de Carvalho, em Palmitos.

Com 15 anos de carreira, Maria Helena passou antes por três escolas, sempre procurando formar hábitos de leitura. Considera que a literatura faz a imaginação fluir e “desperta um mundo novo a cada olhar”, importante para o crescimento pessoal e social dos estudantes.  

A formação em Língua Portuguesa e Literatura, pela UniPLAC de Lages e a Pós- graduação em Línguas lhe deram o suporte necessário para estimular nos alunos a motivação pela leitura, relacionando-a com a realidade e fazendo-os perceber que há um mundo lúdico e fantástico que leva a lugares e épocas desconhecidas. “Isso não tem preço”, dizem os estudantes do ensino médio.

Por tudo isso, ela estendeu seus horizontes na compreensão da beleza e importância do trabalho literário com os alunos. “Muito mais do que estudar as ‘características’ dos gêneros literários, o que se pretende é ajudá-los a perceber os modos como eles fundam realidades ficcionais, para usufruírem delas”, explica.

Segundo Maria Helena, a literatura brasileira é farta de realidade e ficção, mas há certa dificuldade dos jovens em valorizar essa riqueza. “É bastante preocupante quando nos deparamos com poucos leitores na escola. Insistência, motivação e perseverança fazem com que nossos alunos despertem para o mundo mágico da leitura”, acrescenta.

Trajetória profissional 

A professora se efetivou em 2002. Trabalhou como professora na EEF. Prof. Francisco Fausto da Luz até o ano de 2011. Na EEB. Jorge Lacerda, de Palmitos, em 2007, e na EEB. Dom Pedro II, no município de Caibi, nos anos de 2008 e 2009.

Em 2010 alterou temporariamente sua carga horária na EEB. Felisberto de Carvalho. A partir de 2011, atribuiu exercício e na sequência lotou na unidade, passando a lecionar nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio.  

Sempre procurando aprimorar sua atuação pedagógica, em 2013, aceitou a indicação da Secretaria Municipal de Educação para participar da formação, em Balneário Comboriú, com o objetivo de melhor entender a Provinha Brasil. Quando do retorno, foi multiplicadora do programa aos demais professores da Gerência Regional de Palmitos. Desde o ano passado participa do Curso de Formação para Professores do Ensino Médio.

A trajetória profissional de Ana Maria Rossato fala por si mesma. As leituras significativas de obras importantes da literatura universal, com certeza, irão ajudar os alunos, no presente e no futuro, a construir e estabelecer relações de sentidos com as outras artes e linguagens, favorecendo letramentos múltiplos, indispensáveis à compreensão do mundo.