Sergipe
03.12.2020Durante três proveitosos dias, no Seminário de Ensino Médio Integral, governadores, secretários de Estado de Educação, professores e estudantes, por meio de conferência virtual, puderam socializar experiências e avanços em torno do programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, a fim de entender os desafios da expansão e refletir sobre os impactos sociais da educação para os jovens brasileiros. O evento é uma realização do Instituto Natura e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande.
No dia 1º de dezembro, os convidados discutiram os resultados do ensino médio em tempo integral. Já no dia 2, que contou com a participação do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o tema foi a expansão da modalidade. Para o gestor, o ensino médio integral é a concretização da escola republicana sonhada por gerações de educadores. Fazendo um panorama geral da Educação Básica na rede pública, ele ainda reitera a importância da apropriação da escola, o que ela oferece, na busca pela equalização e maximização do ensino e aprendizagem dos estudantes.
“Agora, em Sergipe, nós temos um resultado objetivo muito bom: a comparação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Se comparar como evoluíram as nossas escolas convencionais, o Ideb entre 2017 e 2019, e como evoluíram as escolas de EMI, nosso Ideb nas escolas regulares cresceu 6,5%, e no integral, 12,2%. Isso mostra que há uma aceleração de crescimento, do incremento da qualidade; mostra que esse investimento faz sentido. E penso ainda que temos essa trajetória de aprendizagem, de melhoria de práticas, chegada da melhoria de infraestrutura, de divulgação de resultados, do ânimo das famílias, dos estudantes e dos professores”, declarou Modesto.
Nesta quinta-feira, 3, terceiro e último dia de seminário, o debate ocorreu em torno dos Impactos Sociais do Ensino Integral, quando foram abordados os propósitos e os resultados socioeducacionais. A professora Josineide dos Santos, do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, em Propriá, município que margeia o rio São Francisco, explanou sobre o percurso que foi a implantação do modelo de ensino na unidade, detalhando as práticas exitosas da disciplina Projeto de Vida, que é o eixo central da metodologia Educa Mais. “A adesão ao EMI aconteceu em um período muito crítico para a escola. Estávamos passando por um processo de evasão escolar. Foi quando a Secretaria de Educação resolveu aceitar o desafio e implantar o modelo aqui no Joana de Freitas, onde a comunidade, de início, sofreu um impacto por ser um modelo inovador e diferente do que estávamos acostumados, mas aí todos se reuniram, refletiram e viram que os jovens mereciam que nós tentássemos várias possibilidades e metodologias, a fim de que aquela realidade pudesse melhorar”.
Fio condutor da Escola, a disciplina de Projeto de Vida tem possibilitado que os estudantes conduzam a construção de suas metas e objetivos com muito afinco. “E são alunos que superaram suas limitações. A evolução deles é visível e servirá de estímulo para todos aqueles que vivenciam a realidade de uma escola de tempo integral. Sergipe acreditou na inovação da educação e agora começa a vislumbrar os primeiros resultados de um trabalho rico em dedicação e competência de todos os que fazem o Ensino Médio Integral no Estado”, declarou a professora, informando que as ações interdisciplinares tiveram um papel significativo no avanço educacional dos alunos e impacto positivo na comunidade, como ações de preservação do Rio São Francisco e Horta Comunitária.
Para o aluno Leonardo Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, a transformação que ocorre com os alunos dentro do integral é replicada por todos os ambientes em que eles vivem, “especialmente dentro de casa. Isso é o que qualquer pessoa que conhece alguém que estudou no ensino integral consegue observar. E foi algo que a minha própria família notou: porque eu sempre fui muito calado e tímido. Após o integral, eu comecei a me interessar em manter essa proximidade com a minha família pela importância do apoio em qualquer coisa que você deseja realizar”, disse o jovem, homenageando seus professores.
Participaram também do seminário o governador do Maranhão, Flávio Dino; a deputada federal, Tábata Amaral; o professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, Paulo Paes de Barros; e o estudante egresso da rede estadual de Pernambuco, Vitor Arruda.