Sergipe sedia reunião do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários dos Conselhos Estaduais de Educação

Sergipe

05.10.2017

Para sua 37ª reunião plenária, o colegiado reúne em Aracaju, até esta sexta (6), os diretores e secretários de conselhos de Educação de todo país para discutir temas diversos relacionados à melhoria da qualidade do ensino

Por Lucas Silva

Sob a coordenação do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE), o estado de Sergipe sedia, entre os dias 5 e 6, a XXXVII Reunião do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (Codise). 

A reunião plenária, que está sendo realizada no Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju, foi aberta na manhã desta quinta-feira, 5, pela professora da rede pública estadual Luana Boamorte, conselheira-presidente do CEE/SE.

Com o tema "Cenário da Educação Básica no Brasil e reforma do Ensino Médio", a conferência inicial teve como palestrantes o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e o presidente do Codise, Marcos Elias Moreira, conselheiro de Educação de Goiás.

"Em nome do Governo de Sergipe, cumprimento a todos os participantes de mais uma reunião plenária do Colegiado Nacional de Conselhos de Educação. Temos a consciência da importância dessa reunião, haja vista o momento atual da educação no país, quando se está discutindo a reforma do ensino, na Educação Básica. Então, o papel dos conselhos nesse contexto é de alta relevância", destacou Carvalho, em sua fala de abertura.

Segundo a presidente do CEE/SE, Luana Boarmorte, é extremamente significativo abrir tal espaço de discussão desse grupo em Sergipe, "porque os membros desse colegiado são pessoas que dominam tanto os aspectos burocráticos e administrativos quantos os quesitos técnicos e legais da atuação dos conselhos estaduais de Educação".

O Conselho Estadual de Educação é um órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de Sergipe, constituído de dezesseis membros titulares e cinco suplentes, nomeados pelo governador de Sergipe, observando as exigências contidas na Lei Estadual nº 2.656.

Cenário educacional

Em sua palestra, o secretário Jorge Carvalho apresentou dados estatísticos e índices de avaliações externas da Educação Básica em todo país, para, a partir daí, tratar especificamente do quadro educacional observado nas escolas das redes públicas e privada de ensino de Sergipe.

A favor de uma reformulação do ensino de nível médio, o gestor da Política Estadual de Educação sustentou em sua conferência que face a gravidade da realidade atual na educação básica constatada pelos números oficiais, "é necessário agir para avançar na oferta qualificada de ensino à população". Em comparação com o desempenho educacional verificado nos demais estados, explica Jorge Carvalho, Sergipe reflete a realidade nacional.

O presidente do Codise, Marcos Moreira, também abordou a reforma do ensino médio em sua palestra. Segundo afirmou, a reunião plenária que está sendo realizada em Aracaju, é um momento ímpar para a discussão de ideias e soluções para a educação básica. "É um espaço de debates muito significativo, no qual estamos tendo as condições ideias de trabalho, proporcionadas pelo governo estadual. Vamos, ao longo desses dois dias, discutir e dialogar para levarmos de volta a nossos estados boas ideias e contribuições que visem a melhoria da qualidade do ensino em nosso país", ressaltou.

Conferências

Na tarde desta quinta (5), a 37ª Reunião Plenária realiza a conferência "Gestão de informação e procedimentos administrativos", coordenada pela secretária-geral do CEE/SE, professora Tatiana Sales, e ministrada pelo professor Hudson Feitosa, também integrante do Conselho Estadual de Educação de Sergipe.

Logo após, como conferencistas, Tatiana Sales e as professoras Suely Bayum (CEE/AC) e Adriana Tomasoni (Presidente CEE/MT), com a coordenação da subsecretária do CEE/SE, Danielle Virginie, farão relatos de experiências exitosas em centros estaduais de excelência, unidades escolares que ofertam ensino em tempo integral.

Nesta sexta-feira (6), para tratar do ensino técnico nas instituições de ensino superior privadas, a programação contemplará a realização de mais uma conferência com a Arthur José Pavan Torres (CEE/SP), coordenada por Marcos Elias. Também está programado o Momento Codise, com a participação dos membros do colegiado em uma confraternização de encerramento.