Sergipe lança concurso “Minha merenda é a melhor”

Sergipe

05.05.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) torna pública a abertura das inscrições para o concurso “Minha merenda é a melhor”, que vai eleger e premiar receitas culinária elaboradas por merendeiras e merendeiros da alimentação escolar da Rede Pública Estadual de Ensino. O objetivo é valorizar o papel destes profissionais na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar. 

As inscrições seguem até o dia 13 deste mês e podem ser realizadas por meio de formulário divulgado no Portal Seduc a partir desta sexta-feira, 6. Poderão participar as merendeiras e merendeiros que atuam em uma das unidades de ensino da Rede Pública Estadual. O candidato deverá residir no estado de Sergipe, cadastrar e enviar a receita de acordo com os critérios estabelecidos em edital. 

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Edneia Sobral, destaca que os profissionais tem realizado um trabalho notável com os produtos da merenda escolar. “A nossa intenção em fazer esse concurso pela primeira vez no estado é valorizar e mostrar a importância que as merendeiras e merendeiros têm para o Departamento de Alimentação Escolar. Nós temos profissionais que seguem o cardápio e que criam outros pratos muito bons também, por isso gostaríamos de abrir esse espaço para que todas as merendeiras e merendeiros possam expor suas receitas”, disse. 

A responsável técnica do setor de nutrição do DAE, Esteli Mendonça, chama a atenção para alguns critérios, tais como preparar um prato salgado e conter, preferencialmente, ingredientes importantes para uma alimentação saudável, observando a restrição de alimentos não saudáveis, tais como enlatados, embutidos, em pó, concentrados e desidratados. 

“Os critérios de classificação das receitas vão ser a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, principalmente os gêneros que estão dentro do nosso cardápio que são entregues nas escolas. Então, quanto mais o candidato fizer a receita utilizando esses gêneros mais pontuação terá, tendo mais chances de passar para as etapas finais”, explicou Esteli Mendonça, destacando que a criatividade é livre. 

A escolha da melhor receita da alimentação escolar ocorrerá em três etapas: etapa regional, eliminatória e a etapa final. Na etapa regional, serão avaliadas todas as receitas e duas serão selecionadas por Diretoria Regional de Educação, totalizando 20 receitas; na etapa eliminatória, os autores das 20 receitas classificadas terão que gravar um vídeo de até 3 minutos explicando o passo a passo da receita, e outro vídeo de até 2 minutos que demonstre a importância da alimentação escolar na unidade de ensino em que a merendeira ou merendeiro trabalha.

Os 10 participantes finalistas irão disputar a etapa final no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes, onde deverão preparar as receitas em conformidade com o que foi cadastrado. Os pratos serão degustados por uma comissão julgadora, formada por cinco membros, que indicarão, em voto secreto, a melhor receita de cada região. A comissão julgadora será formada por um membro da Seduc, representado pela diretoria do Departamento de Alimentação Escolar (DAE); um chef de cozinha reconhecido pela crítica; um nutricionista responsável técnico pelo PNAE do estado de Sergipe; um presidente do conselho de alimentação escolar (CAE/SE) e um professor(a) de gastronomia da Universidade Tiradentes (UNIT).

Os prêmios serão patrocinados pelos parceiros  e distribuídos da seguinte forma: para os 20 participantes selecionados na etapa regional, será distribuído um kit para manipuladores de alimentos, personalizado para o concurso; para os 10 participantes finalistas, os prêmios serão distribuídos nas seguintes categorias: 1° colocado, uma smart tv; 2° colocado, microondas; 3° colocado, batedeira planetária;  4° colocado, multiprocessador de alimentos; 5° colocado, forninho elétrico; 6° e 7°colocados, liquidificador; 8°, 9° e 10° colocados, receberão uma sanduicheira elétrica.