Sergipe inicia inicia Jornada Pedagógica com apresentação de indicadores e atuação da equipe gestora na melhoria da aprendizagem

Sergipe

04.02.2022

Gestores, professores e equipes diretivas de escolas da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta quinta-feira, 3, da abertura da Jornada Pedagógica, um evento intersetorial promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), diretorias regionais de educação e demais setores da Seduc. A abertura foi realizada no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, e a solenidade também foi transmitida pelo canal do YouTube Educação Sergipe.

Com o tema “Currículo de Sergipe e Recomposição das Aprendizagens: Acreditar e agir no hoje, e Esperançar no futuro”, a Jornada Pedagógica se estenderá até o dia 11 de fevereiro com ações formativas organizadas para acontecer de forma híbrida, intercalando atividades presenciais e atividades com suporte de plataformas virtuais. No período de 14 a 18, a Seduc ampliará o momento de planejamento ao participar, juntamente com as DREs, da Semana de Planejamento nas Escolas.

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, representou o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Ele destacou que a Jornada Pedagógica é uma oportunidade que vai além da discussão das ações do planejamento. “É também um momento de trazer a consolidação daquilo que vem sendo feito na rede. É obvio que cada escola fará o seu trabalho específico com as suas particularidades, mas existem diretrizes gerais que devem ser passadas e discutidas. A grande importância da Jornada Pedagógica é o reconhecimento de que a rede consegue ter um planejamento e fazer com que essas ações sejam compartilhadas”, declarou.

Tendo como um dos seus objetivos orientar as equipes escolares acerca das diretrizes propostas pela Seduc antes do início do ano letivo, a Jornada Pedagógica contou, em sua abertura, com duas apresentações culturais. Os instrutores e tradutores de Libras do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) fizeram uma apresentação intitulada “Vozes e Mãos”, baseada no poema Esperança, de Mário Quintana; e algumas alunas da Escola Estadual Marinalva Alves fizeram apresentação de dança.

A diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, afirmou que esse período de recesso escolar é uma importante ocasião para aperfeiçoamento, formações, orientações e planejamento para o ano letivo de 2022. “Essa jornada pedagógica tem o intuito de fortalecer as diretorias e departamentos para que a gente tenha um ano letivo bem planejado, com ações efetivas para melhoria da aprendizagem dos nossos alunos, e que irão repercutir positivamente em nossos resultados e indicadores. Acredito muito nesse momento do planejamento. Estamos aqui para refletir como foi o ano passado e entender o que precisamos aperfeiçoar para melhorar os nossos resultados”, disse.

A jornada tem uma extensa programação, junto a todas as diretorias regionais de educação, e a cada dia ela contará com atividades. De acordo com a diretora da Regional de Educação 8, professora Marleide Cruz, o evento é um importante momento para construir o projeto para o ano letivo. “Na Jornada Pedagógica nós pensamos tudo para este ano de 2022. Esse é um momento de integração com todos e com vários temas relacionados ao nosso grande desafio, que é a recomposição das aprendizagens. Acredito que juntos podemos fazer melhor para o nosso foco, que é o aluno”, afirmou.

Indicadores Pedagógicos e atuação da equipe gestora

Na abertura da Jornada Pedagógica, os participantes puderam assistir a duas palestras. A primeira foi ministrada pelo professor Cláudio Macedo, chefe da Assessoria do Desenvolvimento Institucional e Monitoramento de Políticas Educacionais (ADIMPTE/Seduc). Em sua apresentação, ele falou sobre os indicadores pedagógicos que têm sido trabalhados no âmbito da Seduc. Cláudio Macedo começou falando sobre o conceito do que seria considerado uma “escola boa”, que seria a unidade de ensino que atende a alguns critérios, como: ter cem por cento dos diários eletrônicos preenchidos, a totalidade dos alunos do 2º ano em níveis aceitáveis de leitura, zero por cento de alunos em risco escolar e distorção idade-série, entre outros.

O professor Cláudio apresentou diversos indicadores pedagógicos e a evolução desses dados ao longo dos últimos anos, chamando a atenção para o aumento da matrícula no Ensino Médio em Tempo Integral. “Esse é um modelo de ensino fantástico, no qual o rendimento dos alunos é muito superior. Sergipe ficou em quarto lugar entre os estados brasileiros, proporcionalmente, com mais alunos matriculados em escolas de tempo integral”, afirmou.

A segunda palestra foi ministrada pela professora Josevânia de Souza Fonseca, com o tema “Acompanhamento pedagógico e a atuação da equipe gestora na melhoria da aprendizagem”. Ela explica que esse é um momento em que as escolas vão se organizar e discutir com os professores as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Temos aqui uma ação articulada para que tenham clareza sobre quais são as metas que a Seduc espera alcançar no fim do ano. E paralelamente a isso, precisamos pensar em um plano de monitoramento dessas metas e como incluir esses resultados nas pautas de acompanhamento pedagógico, a fim de que a gente consiga fazer as intervenções durante o processo e melhorando os nossos resultados”, declarou.

O coordenador do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, Arthur Alexandre Ferreira Gomes, participou da abertura da Jornada Pedagógica e não poupou elogios à iniciativa. “Quando a gente se encontra para debater é sempre bom. Todo encontro pedagógico nos dá oportunidade de aprender mais. Agora que será implantado o Novo Ensino Médio, a gente acaba aprendendo aqui a como fazê-lo da melhor forma e como superar as dificuldades e as demandas que irão surgindo. Nessa Jornada vamos dirimir ao máximo as nossas dúvidas.

Quem também gostou do evento foi a professora Silvia Pina, que ensina Língua Inglesa no Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães, em Laranjeiras. “Acho que está sendo bem esclarecedor em relação a alguns assuntos, como os índices pedagógicos, dos quais muitas vezes, na escola, a gente não tem muita noção. Para mim foi bem esclarecedor”, disse.

Programação

Ainda dentro da programação da Jornada Pedagógica, o Serviço de Ensino Fundamental da Seduc promoverá a Formação Emergencial Matemática e Português em Aula (Mathema e Porthema). O curso tem como público-alvo os coordenadores pedagógicos, professores e técnicos do ensino fundamental e é ofertado pela Seduc em parceria com o Instituto Gesto/Programa Formar. Tem como objetivo discutir as práticas dos professores para melhorar a aprendizagem dos alunos, ampliando as estratégias de aulas. Nesta semana acontecerão webinários e encontro síncrono previstos para o período de 3 a 10 deste mês.