Sergipe inicia implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

Sergipe

07.02.2022

Sergipe deu o pontapé inicial para a elaboração e implementação da Política Estadual de Educação Profissional. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), já está realizando reuniões semanais para discutir e organizar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica com o foco no impacto econômico e pedagógico do Estado, que vem acontecendo por meio de cinco grupos de trabalhos (GTs), distribuídos sob as seguintes temáticas: Setor Produtivo, Planejamento da Oferta, Planejamento Pedagógico, Institucional e Articulação e Avaliação.

De acordo com o professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Seduc, desde julho de 2021 a rede estadual de ensino vem trabalhando para a implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) de Sergipe, que tem como objetivos otimizar e ampliar a oferta da educação profissional da rede, promover a inclusão produtiva de jovens e contribuir para o  desenvolvimento econômico do estado, “possibilitando estágios, visitas técnicas, estudos para elaboração e oferta de novos cursos, bem como empregabilidade para os estudantes”, declarou.

A coordenadora do Serviço de Educação Profissional (Sepro), professora Rivânia Andrade, explicou que os GTs são constituídos pelos técnicos e representantes dos setores da Seduc, com a coordenação da consultoria do Itaú Educação e Trabalho. A conclusão da PEEPT está prevista para 2024. “Nesse sentido, o GT setor produtivo já vem realizando reuniões com as secretarias de estado. Setores produtivos e Instituições de EPT vêm articulando ações para expansão da EPT, garantindo mais oportunidades aos nossos alunos”.

O primeiro encontro do grupo de trabalho do setor produtivo aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), ocasião em que foi discutido o panorama da importância da Educação Profissional e Tecnológica e os impactos positivos no projeto de vida dos estudantes e também na sociedade como um todo, bem como apresentada a oferta atual e também os pontos de articulação com as secretarias e setor produtivo. Além dos técnicos da Seduc, participaram da reunião representantes do órgãos vinculados e empresas envolvidas, a saber: Adema, DESO, Cehop, Serhma e Defesa Civil Estadual,

Para o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, a reunião foi decisiva para as ações que serão trabalhadas na PEEPT. “O encontro foi extremamente produtivo, pois os representante dos órgãos envolvidos expuseram o que já vem sendo feito, puderam trocar experiências bem-sucedidas e que podem ser aplicadas, sugeriram atividades a serem desenvolvidas a partir de agora, bem como abriu-se o caminho para estreitar todos os laços, realizar visitas técnicas, revisão da oferta e oportunidades de estágio”, ressaltou.

Nesta quinta-feira, 3, foi a vez de a Educação Estadual dialogar com outra parceira, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Os servidores das duas pastas se reuniram para debater as possibilidades em torno da formação técnica. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Funesa foi criada dentro da perspectiva de Reforma Sanitária e gerencial implementada em Sergipe, prestando serviços de Atenção Básica, de promoção, prevenção e proteção à saúde coletiva e individual, de formação profissional e educação permanente na área de saúde pública.

EPT na rede estadual

A rede estadual de Sergipe conta com 15 escolas que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com capacidade de matrícula para mais de 3.400 alunos. Ao todo, são ofertados 20 cursos técnicos nos mais variados segmentos, diferentes níveis e modalidades. Os cursos técnicos são distribuídos da seguinte forma: integrada ao Ensino Médio; Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio (EJAEM); integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI); Técnico na forma concomitante e Técnico na forma subsequente.