Sergipe inicia avaliação diagnóstica de aprendizagem dos alunos das terceiras séries do Ensino Médio

Avaliação

03.12.2020

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura iniciou nesta terça-feira, 1º, o cronograma de formação para coordenadores escolares, com o intuito de que, no período de 14 a 23 de dezembro, as 3ªs séries do Ensino Médio passem pela Avaliação Diagnóstica da Rede Estadual. A avaliação está prevista em portaria da Seduc e servirá para diagnosticar o impacto das atividades realizadas remotamente durante o período de distanciamento social e verificar se o nível de aprendizagem dos estudantes, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, está de acordo com a série/ano de ensino em que se encontram.

Toda a metodologia de realização das provas foi desenvolvida pelo Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação Caed/UFJF e apresentada para os técnicos do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (SEGSAE) da Seduc e para as dez diretorias regionais de educação, no dia 13 de novembro, em um encontro virtual.

Os instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática foram organizados em um único caderno e serão disponibilizados na plataforma da avaliação disposta em um link no Portal Estude em Casa. As provas serão respondidas, preferencialmente, on-line, reservando o formato impresso para os estudantes que não tiverem acesso à internet. Para esse modelo, a escola tem a responsabilidade de organizar o ambiente e definir uma data de aplicação, respeitando o período estabelecido.

Nesse momento, a equipe de avaliação composta por um coordenador estadual, coordenador regional, coordenador por escolar e professor aplicador passa por formação, a fim de que utilize a plataforma da avaliação diagnóstica como apoio das escolas, dos professores, dos estudantes, coletando no período avaliativo evidências acerca dos aprendizados dos jovens nos componentes curriculares e se eles estão de acordo com a série/ano de ensino em que se encontram.

Cronograma formativo

O cronograma de formações foi planejado de forma a ocorrer remotamente, ministradas pelas respectivas diretorias regionais de educação, e ocorrerão até o dia 4 de dezembro, por meio de videoconferência. Elas trarão explicações a respeito de todo o funcionamento da plataforma, como acesso, perfil dos agentes envolvidos, disponibilidade do caderno de provas, lançamento dos resultados, acesso às devolutivas pedagógicas, a partir das respostas dadas aos testes, além das responsabilidades de cada profissional no processo de aplicação.

De acordo com Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE) da Seduc, a capacitação permitirá que a equipe de avaliação, composta por um coordenador estadual, coordenador regional, coordenador de escolar e professor aplicador entenda a metodologia e o papel de cada um no processo da avaliação diagnóstica, para que no tempo programado aplique o instrumental, para aferir as aprendizagens e os pré-requisitos necessários, na garantia da sequência formativa dos estudantes e na orientação dos professores na elaboração de seus planejamentos. “Neste momento atual de pandemia, a avaliação torna-se imprescindível, pois surge a necessidade de diagnosticar o impacto das atividades realizadas à distância durante o período de distanciamento social e de verificar, de uma maneira mais apurada, se o nível de aprendizagem dos estudantes, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, está de acordo com a série/ano de ensino em que se encontram”, disse.

A coordenadora ainda informa que por meio do Art. 7º, § 2º da Portaria nº 2235/2020/GS/SEDUC, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura posicionou-se no sentido de realizar avaliação diagnóstica, em todas as Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, no curso de retorno às atividades presenciais, para verificação da aprendizagem dos estudantes.

Nesta quarta-feira, 2, os gestores das 15 escolas estaduais circunscritas DRE 9, se reuniram de forma online para elucidar todas as informações acerca da avaliação. De acordo com a técnica da regional, Clelia Patrícia Santos, esse processo permitirá que a equipe gestora, juntamente com o corpo docente, se aproprie dos dados, visando o fortalecimento das práticas pedagógicas. “Com esse panorama, as equipes poderão criar novas estratégias de ensino”, frisou. Pela manhã, participaram da formação as DREs 4 e 6.

A técnica do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (SEGSAE), Helena Andréa Prudente Soares, informa que os testes serão aplicados no formato online ou impresso, entretanto, a prioridade é a aplicação online, direto na plataforma disponibilizada no portal Estude em Casa, ou seja, a opção impressa será para os casos excepcionais. O encontro ainda contou com a participação da técnica da Seduc, Maria Couto, que também dirimiu questionamentos sobre a plataforma e preparação para a aplicação.

Desde o dia 17 de novembro, as 3ªs séries do Ensino Médio das Escolas da Rede Estadual estão retornando, paulatinamente, às atividades presenciais, no sistema de rodízio. Sendo assim, a Seduc, respeitando os documentos que regulamentam a aplicação da avaliação diagnóstica, não mede esforços e se organiza para que todo o processo seja realizado, de forma que os objetivos traçados sejam alcançados.