Sergipe aprova Projeto de Lei que cria Programa de Monitoria estudantil nas escolas

Sergipe

24.03.2022

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 53/2022, interposto pelo Governo de Sergipe, que institui o Programa de Monitoria para a Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino, denominado “Estudante Monitor”. A próxima etapa será a sanção do governador Belivaldo Chagas. Com o programa, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) visa combater a evasão escolar e potencializar o desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.

O Programa de Monitoria vai permitir aos monitores a vivência do auxílio à prática docente e de melhoria do desempenho escolar dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, por meio da potencialização do processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. Além disso, irá propiciar aos estudantes monitores a atuação colaborativa nas atividades de busca ativa e de transporte escolar, contribuindo com a permanência dos estudantes na escola e com a aprendizagem.

De acordo com o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho, ao pensar em atividades como esta, a Seduc visa também estimular a liderança, o protagonismo juvenil e ambientes de compartilhamento de saberes entre alunos e professor. “A ideia é potencializar uma formação cidadã e a participação ativa do estudante na construção de novos cenários de aprendizagem dentro do ambiente escolar”, destacou.

A coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/Dase), Danielle Virginie, avalia que a iniciativa objetiva estimular o trabalho colaborativo entre alunos e professores. “O aluno acaba assumindo o protagonismo a partir de ações pedagógicas”, disse.

Metodologia

O Programa “Estudante Monitor” ofertará bolsas no valor mensal de R$ 250,00 aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino que tenham sido selecionados para exercer a atividade de monitoria. Os monitores selecionados pelo Programa têm direito ainda a receber auxílio-transporte no valor de R$ 168,00 mensais, desde que não usufruam do transporte escolar previsto na legislação, quando estiverem no exercício das atividades de monitoria.

Na proposta, os estudantes monitores poderão atuar em dois eixos: monitoria em desempenho escolar, que compreende a participação dos estudantes monitores nas ações de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem; e monitoria em busca ativa e transporte escolar, com a proposta de promover a participação colaborativa e responsável dos estudantes monitores nas atividades de busca ativa e de transporte escolar.