Sergipe amplia itens do cardápio escolar com novos produtos da Agricultura Familiar

Sergipe

13.03.2023

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), vem realizando ações para a regionalização da merenda escolar. Nesta quarta-feira, 9, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE/Seduc) realizou o teste de aceitabilidade de novos produtos oriundos da Agricultura Familiar para mais de 200 alunos do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba.

O objetivo é inserir novos produtos no cardápio das escolas, primeiramente, que ofertam o ensino em tempo integral das Diretorias Regionais de Educação 1 (Sul Sergipano) e 6 (Baixo São Francisco). Caso os produtos sejam aprovados pelos alunos, serão inseridos filé de camarão, pão de macaxeira, arroz tipo 2 e leite de coco, já que a regiões são providas desses itens com qualidade e acessibilidade de aquisição. A previsão de compra está estimada em R$ 400.000,00.

De acordo com a diretora do Departamento de Merenda Escolar, Lucileide Rodrigues dos Santos, a resolução CD/FNDE nº 26 apresenta, no artigo 17, as situações em que a Entidade Executora, ou seja, a Secretaria de Estado da Educação deverá aplicar o teste de aceitabilidade sempre que introduzir no cardápio alimentos novos ou quaisquer outras alterações inovadoras na merenda escolar.

“Além de verificar os alimentos, também foi testada a manipulação, o modo de preparo e de servir. Os alunos que participaram do teste responderam a um questionário contendo todos os pontos de inserção de um novo prato e produto na merenda escolar”, afirmou.

“Queremos mostrar as potencialidades que as nossas atividades podem ofertar para agregar à alimentação escolar da Rede Estadual de Ensino, a exemplo da cultura do camarão, do arroz, dentre outros. É um grande incentivo para quem produz e comercializa, além de proporcional segurança alimentar e valor nutricional. A gestão democrática também passa pela alimentação escolar, onde o aluno prova e escolhe se aquele produto é o que ele deseja no cardápio escolar”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

Integraram o Teste de Acessibilidade a Comissão da Agricultura Familiar/Seduc, Gabrielle Santos e a nutricionista Dayane Marques. Também participaram a engenheira de Alimentos, Isabela de Jesus; a gastrônoma Yoana Ferreira e a nutricionista responsável pela monitoração das escolas em tempo Integral, Natália Silva.