Programa Jovem Senador está com inscrições abertas até 30 de abril

Roraima

02.02.2024

Voltado para estudantes do Ensino Médio com até 19 anos matriculados na rede pública de ensino, a edição 2024 do Programa Jovem Senador está com inscrições abertas até o dia 30 de abril.

Com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, o programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, assim como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

“Podem participar estudantes do ensino médio matriculados regularmente em escolas públicas, da Capital, interior e comunidades indígenas, em todas as suas modalidades [regular, em tempo integral e Educação de Jovens e Adultos] e não ter participado do Programa em anos anteriores”, explicou a coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Maria Nilda Araújo Lima.

Um total de 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada estado além do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília (DF). Os interessados precisam cumprir alguns pré-requisitos. O regulamento completo e as guias de inscrição do professor orientador estão disponíveis neste link.

ETAPAS

O Programa Jovem Senador é dividido em duas etapas, a local e a nacional. A etapa local consiste no envio de uma redação do representante da escola e encaminhado ao Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed com o tema proposto.

A secretaria deverá formar uma comissão julgadora para selecionar as três melhores redações dentre as inscritas.

O escolhido de cada estado serão os jovens senadores e senadoras da edição 2024 e participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília. A participação é obrigatória e necessária para a obtenção do título de Jovem Senador ou Jovem Senadora.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed