Seminário sobre cultura e planejamento educacional dos povos ciganos é realizado na SEE

Pernambuco

27.05.2019

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) promoveu o seminário “Cultura e Planejamento para a Educação dos Povos Ciganos”, nesta sexta-feira (24), mesma data em que é comemorado o dia  da Santa Sarah Kali, padroeira do povo cigano. O evento foi realizado por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede), Gerência Geral de Modalidades (GGMOD), Gerência de Políticas Educacionais do Campo (Gepec) e Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH).

A reunião, que teve início com uma apresentação musical da etnia Calon, contou com palestras e rodas de diálogos em sua programação. Enildo Calon, presidente da Associação de Ciganos de Pernambuco, participou do evento e comemorou a iniciativa. “É muito importante que o Estado tenha em sua agenda mais eventos como este, para que a gente saia da invisibilidade. Somos um povo secular, com uma cultura muito rica, e estes encontros são importantes para que ela seja perpetuada para outras gerações”, contou.

A programação do seminário contou ainda com as palestras “Antropologia e Estudos Ciganos – Temas e Perspectivas” e "Ciganos Pentecostais e Intolerância Religiosa", conduzidas pelos professores Dr. Renato Athias (UFPE) e Drª. Rosa de Aquino (UFRPE), respectivamente.

Jailson Santos, gerente de Políticas Educacionais do Campo, comentou sobre o trabalho da SEE com os povos ciganos. “Em todo o país há uma luta dos povos ciganos em ser reconhecido como povos tradicionais, e a secretaria acredita nessa luta. A nossa gerência vem desenvolvendo atividades e projetos com muito carinho para que todos os povos ciganos de Pernambuco tenham esse espaço aberto de diálogo”, explicou

O evento contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Núcleo de Estudo e Pesquisa Sobre Etnicidade (Nepe) e Associação de Ciganos de Pernambuco (Acipe).