Pernambuco
31.08.2020Nesta segunda-feira (31), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), promoveu o I Seminário Online sobre Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. O evento teve o objetivo de compreender o sentido dos Itinerários do Novo Ensino Médio, a relação dos Itinerários com a formação do jovem e entender a relação entre os eixos estruturantes dos Itinerários e as competências gerais. A conversa contou com participação do secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, a secretária executiva da SEDE, Ana Selva, e da diretora do Mathema e do Instituto Reúna, Katia Smole.
Fred Amancio realizou a abertura do Seminário e falou sobre a importância do evento. “Esse é um momento muito importante para a gente poder dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes e manter o vínculo deles com nossas escolas. Mas, é importante a gente também dar continuidade aos nossos projetos estratégicos que pensam não só na educação dos próximos anos, mas na nossa educação em Pernambuco. E o novo currículo do Ensino Médio é um passo extremamente importante dentro desse processo”.
Os itinerários Formativos são um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento ou formação técnica e profissional. O interessante é que o estudante pode cursar todo Ensino Médio em uma área de conhecimento ou na formação profissional. Caso o estudante termine o Ensino Médio e queira voltar e fazer outra área do conhecimento ou técnica, ele pode, desde que haja vaga.
A diretora do Mathema e do Instituto Reúna, Katia Smole, ficou responsável por apresentar as estruturas dos Itinerários Formativos fundamentados na Base nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com a diretora, quase um quarto dos jovens que estão no 1º ano do Ensino Médio reprova ou abandona antes do final do ano. “Isso é um contingente muito grande de abandono, considerando, inclusive, que uma boa parte dessa juventude nem chegou a iniciar o 1º ano do Ensino Médio. Eles não continuam porque quando eles olham para o futuro muitas coisas acontecem. E a promessa do Novo Ensino Médio é fazer com que esse jovem entre no Ensino Médio, fique no Ensino Médio e termine o Ensino Médio buscando o caminho dele e o projeto de vida dele e, para isso, os Itinerários Formativos têm um papel muito importante ”, observou.
A Lei n 13.417/2017 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), implementando as mudanças previstas para o Novo Ensino Médio, como aumento da carga horária mínima, a ampliação das escolas de tempo integral e a possibilidade de que todos os estudantes da etapa escolham caminhos de aprofundamento dos seus estudos.
“O Novo Ensino Médio quer qualificar muito essa juventude para que ela possa ser o melhor adulto que nós podemos formar, porque nós estamos formando uma juventude que vai cuidar do nosso futuro, do futuro desse mundo, do futuro desse país. A proposta é criar uma escola mais justa para essa juventude. Uma escola mais adequada para os jovens do século XXI, com possibilidade, inclusive, de nos reinventarmos como professores e como profissionais”, analisou.
Os Itinerários Formativos servem para consolidar e aprofundar a formação integral que amplie o conhecimento e o desenvolvimento das competências gerais, permitindo que o jovem saia do Ensino Médio sabendo tomar decisões e agir com autonomia e responsabilidade.
“Eu tenho certeza que o currículo do Ensino Médio vai ser uma experiência interessante e desafiadora, especialmente no que diz respeito a oferecer aos estudantes uma formação em conexão com o século XXI, de acordo com os interesses dele, que seja motivadora tanto pra eles como para os professores”, destacou Ana Selva.
O II webinar acontece no dia oito de setembro e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da SEDE, no Youtube.