Seminário mostra o cenário atual da Educação Escolar Indígena no Brasil

Gestão Escolar

13.11.2015

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) e o Ministério da Educação (Mec), com apoio do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) Região Norte, realizam nesta sexta-feira(13) e sábado (14), o Seminário de Educação Escolar Indígena da Amazônia Legal, no Hotel Abbeville (Av. Marechal Castelo Branco, 500, bairro São Francisco).

A abertura do evento acontece a partir das 9h desta sexta-feira (13), com a presença de lideranças indígenas dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Nesta quinta-feira (12), aconteceu uma prévia do seminário reunindo os representantes indígenas do Maranhão, professores indígenas e gestores de Unidades Regionais de Ensino (UREs). A reunião aconteceu com a presença da secretária da Educação, Áurea Prazeres, a coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Alva Rosa Lana Vieira, a coordenadora do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedihpop), Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e técnicos da Seduc.

A secretária da Educação, Áurea Prazeres reconheceu o empenho dos gestores e pontuou a importância do momento. “O trabalho articulado entre secretarias de Estado e a participação dos professores indígenas nesta discussão, juntamente com o MEC, proporcionado por esse seminário é essencial na luta pela qualidade na educação. Desenvolver a Educação Indígena é uma determinação do governador Flávio Dino”, assegurou.

Programação

O painel de abertura do Seminário de Educação Escolar Indígena da Amazônia Legal abordará o “Cenário atual da Educação Escolar Indígena no Brasil” (incluindo a Política dos Territórios Etnoeducacionais), com a representante do Mec,  Rita Potyguara e o “Cenário atual da Educação Escolar Indígena na Amazônia”, com o Prof. Dr. Gersem Baniwa. Ainda vão acontecer: compartilhamentos de boas práticas em Formação de Professores e Acesso, Permanência e Êxito na Aprendizagem na Escola Indígena e construção de Plano de Ação de Educação Escolar Indígena da Amazônia Legal.

Serviço:

O QUÊ:Seminário de Educação Escolar Indígena da Amazônia Legal QUANDO:Abertura nesta sexta-feira (13) a partir das 9h;

ONDE:Hotel Abbeville (Av. Marechal Castelo Branco, 500, bairro São Francisco).

Sugestão para entrevistas: 

·  Professores indígenas: Jonas Gavião e Paulo Gavião;

·  Secretária de Estado Educação, Áurea Prazeres;

·  Coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Alva Rosa Lana Vieira;