Seminário JOMAP – Inteligência Artificial na Prática Pedagógica é realizado na EE Professor João Magiano Pinto

Mato Grosso do Sul

09.10.2025

A Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, em Três Lagoas, promoveu, nos dias 29 e 30 de setembro, em parceria com a Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), o Seminário JOMAP – Inteligência Artificial na Prática Pedagógica, reunindo professores, coordenadores, diretoras, professores da SEMEC para dois dias de reflexão e prática sobre o papel das tecnologias emergentes na educação.

O dia 29 foi dedicado ao seminário, com palestras inspiradoras que abriram oficialmente o evento. A abertura foi conduzida pela professora Maria Cecília Amendola Motta, diretora-presidente da Fadeb, que compartilhou uma fala motivadora sobre a força transformadora da educação. Ela destacou que, mesmo diante dos avanços tecnológicos, o professor continua sendo peça essencial no processo de ensino-aprendizagem. Sua mensagem foi recebida com entusiasmo pelos participantes, motivando-os a enfrentar os desafios da inovação com confiança e propósito.

O dia 30 contou com a oficina prática, conduzida pela CEO da VieTech, Caroline Zanata Pereira, que permitiu aos educadores experimentar ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao cotidiano escolar. O momento proporcionou reflexão sobre como transformar conhecimento em inovação e aproximou os participantes da tecnologia de forma prática e segura.

O evento contou também com a presença da coordenadora da CRE12 Marizete Bazé Kill e membros de sua equipe, reforçando o compromisso institucional com a formação continuada dos profissionais da educação.

Durante as atividades, surgiram percepções marcantes: a professora Mariana Nascimento resumiu o sentimento de muitos colegas ao afirmar: “Passaria horas ouvindo esta mulher falando”, em referência à palestra da professora Maria Cecília. Já na oficina, professores compartilharam suas inseguranças e medos em relação ao uso da Inteligência Artificial, e a oficina proporcionou a superação desse receio, promovendo uma aproximação prática e desmistificação da tecnologia.

O Seminário JOMAP reafirmou o compromisso da escola com uma educação de qualidade, aberta à inovação, mas sem perder de vista o papel insubstituível do professor como protagonista no processo de ensino-aprendizagem.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar