Seminário “Inovar para Transformar” da rede estadual do Rio Grande do Sul promove debate sobre Educação Profissional

Rio Grande do Sul

19.05.2023

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Subsecretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, promoveu, nesta quinta-feira (18/5), o 1º Encontro do Seminário “Inovar para Transformar” da Rede Estadual. O evento foi realizado na sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e reuniu representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O encontro tratou de protagonismo juvenil, empreendedorismo, integração das áreas da cultura e da educação, projetos dos alunos da Educação Profissional, uso de novas tecnologias, sustentabilidade e inovação. A ação contou com a presença de coordenadores regionais de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e assessores técnicos.

No painel que deu início aos trabalhos, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, abordou a importância de se reconhecer as áreas da educação e da cultura dentro de um mesmo eixo do conhecimento.

“Trabalhamos pela consolidação da educação integral, que é aquela que se preocupa com a integralidade do ser humano e integra os seus aspectos sociais, culturais, intelectuais, profissionais, espirituais e psicológicos”, explicou Raquel. “Este é o desafio porque, conforme a legislação que temos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), precisamos ofertar educação integral e de qualidade para todos os estudantes.”

Conforme a subsecretária de Educação Profissional e Tecnológica da Seduc, Tamires Fakih, é preciso criar metodologias e práticas pedagógicas que atraiam os estudantes para dentro da sala de aula.  

“É necessário disponibilizar as ferramentas necessárias a fim de que os alunos possam estar preparados para sua trajetória profissional. Não somente as ferramentas profissionais, mas, também, as socioemocionais, para que eles saiam da escola com a capacidade de resolver problemas. Que consigam inovar, criar e empreender com seus talentos”, refletiu Tamires. 

O presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, ressaltou que é preciso criar uma aliança entre arte, cultura e educação.  

“A relação entre os saberes não pode ser mais pragmática, porque ela propõe uma profunda transformação e uma libertação para os estudantes”, frisou Saron. “Este encontro do conhecimento torna a escola um ambiente mais afetivo, mais acolhedor e mais atraente para que o aluno permaneça.”