Seminário discute o papel da educação na prevenção de riscos e desastres

Prevenção de riscos e desastres

16.09.2016

Quanto mais a comunidade escolar estiver atenta à prevenção e gestão dos riscos de desastres, mais capacidade São Paulo terá para prevenir ocorrências em eventos extremos, como enchentes, desabamentos e deslizamentos. É o que pretendeu enfatizar o I Seminário Estadual de Educação e Redução e Riscos de Desastres, realizado em agosto, no Palácio dos Bandeirantes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com o Secretário Chefe da Casa Militar, Coordenador Estadual da Defesa Civil e Presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, Cel José Roberto Rodrigues de Oliveira, o objetivo do Seminário é justamente aproximar a comunidade escolar do processo de redução de risco de desastre no estado. “Essa é uma parceria com a Educação que acontece desde 2013, com o curso “Defesa Civil: a aventura”, que foi feito pela Evesp. Agora, nós estamos alargando essa parceria”, disse.

As ações da Defesa Civil devem dialogar com o Currículo Oficial do Estado, como afirma Ana Carolina Nunes Lafemina, coordenadora EVESP. “A ideia é que todos os professores trabalhem em sala de aula a gestão e a prevenção de riscos em todas as disciplinas, potencializando e reforçando tudo o que já é realidade no Currículo”.

Seminário

Na programação do evento, houve palestras sobre a prevenção e gestão de riscos de desastres, em que foram discutidos temas como “Prevenção de riscos no currículo escolar no estado de São Paulo”, “Percepção de riscos na comunidade escolar” e “Comunidades de práticas na escola”.

Ao longo do dia, os debates alinharam o papel da Educação na redução de riscos de desastres e contaram com a participação de mais de 450 profissionais da Educação, além de transmissão em tempo real pela Rede do Saber. “Como cada escola está inserida em diferente contexto socioambiental, é importante que a gente fomente para os nossos alunos, por meio dos nossos professores, um novo olhar para essa percepção do meio ambiente”, disse Andréia Cristina Barroso Cardoso, da Equipe Curricular da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

“Acho que esse é um intuito do Seminário. Nós trabalharmos para que as crianças estejam preparadas e possam propagar, proliferar por aí informações que nós vamos passar para eles como educadores”, finalizou a professora coordenadora da EE Adalgisa Segurado da Silveira, Samira Cunha Bueno Lima.

Parcerias

O Seminário é uma realização da Secretaria da Educação com a Casa Militar do Gabinete do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e com a USAID/OFDA (Office of U.S. Foreign Disaster Assistance).