Rio Grande do Norte
12.12.2024Natal foi palco do Seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, em parceria com o Consórcio Nordeste e o Instituto Cultiva. O evento, concluído ontem (10) e iniciado na segunda-feira, reuniu secretários de educação, especialistas, autoridades federais e representantes de políticas públicas para debater boas práticas e desafios enfrentados pelo setor na região.
Reconhecido como referência nacional em qualidade de ensino, o Nordeste se destacou em 2023 ao concentrar todas as escolas públicas que alcançaram nota 10 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com o Ideb. O seminário serviu como um espaço para celebrar esses avanços e refletir sobre o futuro da educação nordestina.
"A realização deste seminário transforma-se em uma oportunidade de celebrarmos os avanços da educação no Nordeste e, ao mesmo tempo, refletirmos sobre os desafios que ainda enfrentamos. Reunir lideranças educacionais, especialistas e gestores de todos os estados da região nos permite compartilhar experiências exitosas e construir juntos caminhos para uma educação ainda mais inclusiva e transformadora”, destacou a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista.
Para o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos do Piauí, Paulo Henrique Pinheiro, o seminário serve como um instrumento de fortalecimento da gestão. “Este evento nos inspira a continuar trabalhando para que cada estudante tenha acesso não só ao aprendizado, mas a um futuro digno, por meio do compartilhamento de expertises que cada estado do Nordeste tem”, pontuou.
Um dos pontos do evento foi a apresentação do programa Comunidades Educadoras. Desenvolvido em parceria com o Instituto Cultiva, o programa adota uma abordagem inovadora para fortalecer o vínculo entre escola e comunidade. Articuladores comunitários visitam regularmente as famílias dos estudantes, identificando demandas específicas e conectando-as a recursos nas áreas de saúde e assistência social.
“O programa Comunidades Educadoras demonstra que, ao integrar esforços entre educação, assistência social e saúde, criamos uma rede de apoio que acolhe, protege e dá oportunidades reais para nossos jovens”, afirmou o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci.
O diferencial do programa está no diagnóstico aprofundado que vai além do desempenho acadêmico. Os articuladores coletam informações sobre as condições socioeconômicas das famílias, o acesso a bens culturais, a relação das crianças com suas comunidades e o acompanhamento escolar pelos responsáveis. A partir desses dados, são elaborados relatórios enviados às secretarias municipais de educação, orientando ações específicas.
Ainda dentro do seminário, foi apresentada a experiência do Programa Educacional Caminhos de Aprendizagens: Avexadas para Aprender, implementado pelo Governo do RN e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN). O Avexadas para Aprender foi feito no contexto da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, do Unicef e, de acordo com a educadora Isabela Reis, oferece uma forma de o estudante "contrariar destinos".
O seminário foi uma oportunidade para autoridades e educadores compartilharem experiências e destacarem iniciativas exitosas dos nove estados nordestinos, evidenciando o compromisso da região em construir uma educação inclusiva e de qualidade.