Seminário destaca as perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

07.11.2022

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), promove, nos dias 9 e 10 de novembro, o Seminário da Educação Profissional – “Perspectivas futuras de um mundo em transformação”. O evento, que ocorre na Fecomércio-RS, em Porto Alegre, contará com painéis de debates, palestras, oficinas, exposições culturais e apresentações de estudantes.

A programação abordará, entre outros temas, políticas públicas e modelos de ensino-aprendizagem na construção de uma Educação Profissional com vistas ao setor produtivo; perspectivas de trabalho para os próximos 10 anos; diversidade e inclusão; inovação para o mundo do trabalho; oficinas com diversas temáticas, como robótica e profissões do futuro; novas perspectivas na formação dos jovens; além de incentivo ao empreendedorismo, à criatividade e ao protagonismo juvenil.

O painel de abertura terá a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, em apresentação que abordará experiências educativas de sucesso de outras redes estaduais de ensino e de outros países. Na mesma mesa, estarão Carla Chiamarelli, do Itaú Educação e Trabalho, e o superintendente da Suepro, Bruno Anicet, como mediador.

Painéis reúnem lideranças

Os nove painéis que ocorrem ao longo dos dois dias de evento contarão com a presença de representantes da sociedade civil, do poder público e personalidades de destaque na área da Educação, como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza; Cláudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS; Stefanie Eskereski, secretária adjunta de Educação do RS; Alsones Balestrin, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; Ana Inoue, Superintendente da Itaú Educação e Trabalho; Carla Chiamarelli, da Itaú Educação e Trabalho; José Paulo da Rosa, diretor do SENAC; Carlos Artur Trein, diretor-geral do SENAI; Sônia Elisabeth Bier, gerente de Educação do SESI-RS; Herton Lima, supervisor de assistência técnica e gerencial do SENAR-RS; Roselaine Monteiro, representante do SEBRAE-RS; além de membros do Instituto Caldeira, da Fundação Liberato Salzano, da UFRGS, PUCRS, UNISINOS, UERGS e da AGPTEA.

Inscrição, certificação e transmissão

O seminário, que terá carga horária de 20h e certificação para os participantes, está com as inscrições abertas para participação presencial no site https://www.sympla.com.br/evento/seminario-da-educacao-profissional-perspectivas-futuras-em-um-mundo-em-transformacao/1763364. Além disso, terá transmissão ao vivo pelo canal TV Seduc RS no Youtube.

Instituições parceiras

Entre as instituições participantes do encontro estão: Sebrae, Fiergs, Senac, Sesi, Senai, Atitus, Unisinos, PUCRS, UFRGS, Instituto Caldeira, Agptea, Faculdade Estácio de Sá, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Conselho Regional da Indústria, Uergs, Senar, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Secretaria da Cultura, Pacto pela Educação, Todos pela Educação, Conselho Regional dos Técnicos Industriais, Sintec e Sindienergia.

SERVIÇO

O quê: Seminário da Educação Profissional

Quando: 9 e 10 de novembro

Horário: 8h30 até 17h30

Onde: Fecomércio-RS - Rua Fecomércio 101 / Bairro: Anchieta

Porto Alegre, RS

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-da-educacao-profissional-perspectivas-futuras-em-um-mundo-em-transformacao/1763364