Seminário de Educação Infantil da Undime reúne dirigentes municipais da educação do Tocantins

Tocantins

04.09.2024

O secretario de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, participou nesta quarta-feira, 4, do 10° Seminário de Educação Infantil da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins (Undime/TO). O evento acontece no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, e segue até quinta-feira, 5.

O seminário, que acontece anualmente, tem como tema neste ano “Educação Infantil: desafios e perspectivas”. O evento tem como objetivo capacitar e orientar professores, coordenadores pedagógicos e técnicos municipais da educação infantil para o aprimoramento e desenvolvimento educacional das crianças, buscando uma melhor compreensão da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Tocantins. 

O titular da Seduc, Fábio Vaz, afirma que a essência da educação está na educação infantil. “Nós estamos aqui hoje com gestores municipais, professores, coordenadores, toda a rede que toca as escolas infantis. E é um momento necessário porque é uma fase da vida extremamente importante, é o início da jornada e nós precisamos valorizar e compreender a essência infantil cada vez mais, para que a gente possa ter um aprendizado melhor, mais feliz, mais alegre e com mais resultados”.

A presidente da Undime, Luiza Brasileiro, reforça a importância de discutir sobre a temática. “A Undime realiza esse seminário todos os anos com o objetivo de discutir a importância da educação infantil para esse segmento, para essa etapa que é fundamental da nossa educação básica do nosso país. Esse é o momento que a gente reúne todos os professores, os líderes da educação infantil do nosso país, do nosso estado, para discutir essa política tão necessária que é a educação infantil”.

Durante a manhã, o pedagogo Paulo Fochi explicou em sua palestra “O brincar heurístico que propicia protagonismo das crianças”, sobre os eixos estruturantes do trabalho na educação infantil, além dos desafios contemporâneos nos cuidados e na formação para quem trabalha com crianças de até 6 anos. “Mobilizar os profissionais que estão vinculados à educação infantil nas secretarias ou dentro das escolas para se qualificar, pensar, se atualizar, refletir e boas práticas é fundamental”.

A professora Raimunda Oliveira, do Colégio Municipal Dom Alano, de Formoso do Araguaia, revela que está animada para levar para sua escola todas as vivências do seminário. “É maravilhosa essa troca de experiência entre profissionais da educação, professores, diretores, coordenadores e pensadores. É muito importante estarmos elevando o desenvolvimento das nossas crianças da educação infantil, já que essa é toda a base para o ensino”.

Para a técnica da educação infantil de Paraíso do Tocantins, Marlei Afonso, esse é um trabalho essencial para elevar a qualidade de ensino nos municípios. “É um evento muito importante, estou aqui me qualificando para poder chegar ao meu município e repassar tudo para as professoras, auxiliares, diretores e coordenadores das nossas creches. Eu gostaria muito que todas estivessem aqui nesse evento, que está repleto de grande aprendizagem, novidades e inovações”. 

A programação segue até quinta-feira, 5, com mais palestras sobre a temática da educação infantil.

Revisão Textual: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins