Tocantins
28.08.2020Guilherme Gandara/Governo do Tocantins
A repercussão do seminário ‘Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia’, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), superou as expectativas da organização. A ação voltada para educadores e estudantes contou com mais de 10 mil inscrições envolvendo pessoas dos 139 municípios tocantinenses e de outros estados. A transmissão da primeira live, realizada no dia 26 de agosto, já soma mais de 22 mil visualizações, no canal do YouTube TV Seduc Tocantins.
Com a participação de profissionais da educação de renome nacional, o seminário oportunizou discussões relacionadas às demandas educacionais durante e pós-pandemia. No primeiro dia, a principal temática foi ‘Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após pandemia’, conduzida pela ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, com mediação do secretário Executivo da Seduc, Robson Vila Nova.
Já no segundo dia, 27, foram realizadas palestras com as seguintes temáticas: ‘A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino’; ‘Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar’ e ‘Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas’.
As transmissões dos dois dias já contam com mais de 60 mil visualizações. "A grande quantidade de acessos mostra que a realização do seminário atendeu à demanda e às expectativas dos nossos profissionais. Foram dois dias repletos de aprendizado, troca de experiências e discussão coletiva de novos meios de desenvolver ações educacionais eficazes mesmo durante a pandemia. Além de proporcionar reflexão sobre o futuro da Educação, pautado na saúde e no bem-estar da comunidade”, comemora a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar.
Cuidado e saúde emocional
Um dos pontos sempre levantados nas lives foram nas ações e projetos que valorizam tanto o bem-estar dos estudantes quanto dos profissionais da Educação. Na live sobre ‘Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas’, por exemplo, Tatiana Filgueiras, do Instituto Ayrton Senna, citou ações que integram e contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no estímulo ao autoconhecimento, como o Programa Volta ao Novo, que a Seduc aderiu em julho.
Além disso, o Programa Olhar Atento, parceria entre a Seduc e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), também foi exemplificado como ação de valorização da saúde emocional dos professores e estudantes como método preparatório para o retorno das atividades escolares.
Pedagoga do currículo da Diretoria Regional de Educação de Gurupi, Alaíde Santiago destacou que o seminário proporcionou reconhecimento do trabalho dos educadores tocantinenses. “Eu senti uma valorização, por conta do conteúdo, da forma como os debates foram conduzidos e pela sintonia e interação que tivemos com os palestrantes. A sensação que fica é de retomada, porque foi enfatizada a interligação da Base Nacional Comum Curricular com políticas públicas traduzidas em práticas docentes”, frisou.
Gildenice Ferreira, professora do ensino fundamental no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos, descreveu como o seminário favoreceu o trabalho educacional que desenvolve. “Após o seminário, refleti que todo o conjunto de palestras e conversas contribui para a prática pedagógica, no sentido de atribuir um novo modelo educacional, não só no sentido conteudístico, mas que tem foco nas áreas socioemocionais, fortalecendo a educação humanizada do nosso estado”, finalizou.
Todas as lives estão disponíveis para acesso no canal do YouTube TV Seduc Tocantins.