Seminário CAPES

08.03.2013

Capes realiza seminário de apoio a formação de docentes no contexto do Parfor



Nos dias 07 e 08 de março, a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, realizou o Seminário CAPES – Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor, na sua sede, em Brasília.

O seminário tem o objetivo de apresentar as ações da Capes voltadas para a formação de professores da educação básica e ampliar o diálogo e articulação entre parceiros do Parfor.

Neste ano, estão previstas cerda de 30 mil vagas que serão ofertadas pelas instituições de ensino superior parceiras da Capes.

Estiveram presentes na mesa de abertura representando o Consed, a Secretária de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Betânia Leite Ramalho, a Secretária Executiva do Consed, Nilce da Costa, e a Diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), Professora Olga Cristina Rocha de Freitas.  A mesa foi composta também pela Diretora de Formação dos Professores da Educação Básica da CAPES, Profa. Carmen Moreira de Castro Neves, o Coordenador Geral de Infraestrutura de Polos da CAPES, Jean Marc Georges Mutzig, o presidente da UNDIME no Amazonas, João Libânio Cavalcante.

A  Secretária de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Betânia Ramalho, destacou que “o equilíbrio entre a qualidade pedagógica, a formação do professor e a equiparação do piso salarial tem um efeito muito grande na qualidade do ensino. Estamos passando por um novo momento dentro da educação”.

No início de sua palestra, Carmen Moreira falou: “não vamos falar em qualidade, falaremos em excelência. Estamos buscando a excelência na formação do professor da educação básica”. O Parfor que foi criado para ser um programa emergencial, hoje tem um papel fundamental para o incentivo a formação dos professores em exercício da rede pública de educação básica, os adequando as exigências da Lei de Diretrizes Básicas da educação.

Ascom/Consed