Seminário abre formação para rede pública de ensino sobre alfabetização no Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

09.07.2024

Hoje (9) foi iniciada, e segue até quinta-feira, a Formação Continuada dos Profissionais de Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais do Rio Grande do Norte (RN). O evento foi aberto com um seminário que reuniu professores, gestores, autoridades, instituições ligadas ao ensino e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.

O evento faz parte da Política Territorial de Alfabetização de Crianças no Rio Grande do Norte – Pró-Alfa RN, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Durante os três dias de formação, 660 pessoas serão mobilizadas. 

A chefe do executivo estadual apontou que a alfabetização das crianças é a base para a jornada de estudos. “Fico muito feliz em ver minha categoria, os professores, dedicados neste importante projeto. A alfabetização é a base de tudo, por isso precisamos nos unir em prol dela. O objetivo é garantir que todas as crianças tenham acesso e direito à alfabetização, a primeira etapa crucial do processo educacional. Com o apoio do Governo Federal e a cooperação entre o Estado e os municípios, estaremos fazendo a diferença na vida de nossas crianças”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

A ação visa garantir, de forma colaborativa, a capacitação continuada para os profissionais da educação que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na garantia da alfabetização das crianças até o 2º ano e na recomposição das aprendizagens das crianças que ainda não alcançaram esse direito e estão matriculadas no 3º, 4º e 5º anos. 

As discussões estão sendo realizadas a partir de quatro trilhas formativas, atendendo ao público de cursistas, os professores do 1º e 2º ano, professores do 3º ao 5º ano, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos das secretarias.

“Este momento é um testemunho do nosso esforço conjunto, entre Estado e municípios, para transformar a educação no Rio Grande do Norte. A alfabetização é mais do que um objetivo educacional, é um direito fundamental que todas as crianças merecem alcançar. Precisamos dar um passo adiante. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, responde a essa missão. Através do Pró-Alfa RN, estamos colaborando para criar um ambiente educacional que promova o sucesso de todas as crianças”, afirmou a professora e secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

A formação é fruto da parceria entre o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), a União dos Dirigentes Municipais de Ensino do RN (Undime), as instituições de ensino superior públicas do RN e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O diretor de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV (DGPE), Henrique Paim, elogiou o papel dos professores nas ações de alfabetização. “O trabalho dos professores é muito relevante para a educação e para a mudança social que precisamos. Eles garantem e trazem esperança para os estudantes, permitindo que sonhem com a transformação e redenção de suas vidas. Esses professores são fundamentais, pois uma boa alfabetização é a base para a conclusão da educação básica e para que os jovens possam traçar uma trajetória profissional e cidadã”, explicou Paim.

O evento reuniu representações das Instituições de Ensino Superiores (IES), dos articuladores estaduais, regionais e municipais da RENALFA – CNCA, da coordenação e membros da equipe do programa de formação, além dos formadores estaduais e municipais.

“A responsabilidade agora é compartilhada entre todos nós: formadores e formadoras, técnicos, gestores e secretarias municipais. Nossas crianças precisam do nosso compromisso, pois muitas delas ainda não estão aprendendo como deveriam. Devemos garantir o direito à aprendizagem e utilizar esta formação como um instrumento para dinamizar o trabalho nas escolas”, destacou Nazineide Brito, subcoordenadora do ensino fundamental e articuladora estadual da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (RENALFA).

Além das autoridade citadas, estiveram presentes no evento Cleonice Kozerski, secretária-adjunta de Educação do RN, Charles Galvão, gestor municipal de educação de Tibau e representante da UNDIME-RN, Simone Cortez, representante da RENALFA-RN, além de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) e de diversas secretarias municipais de educação.