Semana pedagógica aquece comunidade escolar para o ano letivo de 2023

Alagoas

14.02.2023

A Educação Estadual iniciou, nesta segunda-feira (13), a semana pedagógica para o planejamento das ações do ano letivo de 2023. Como definido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as aulas vão começar na próxima quinta-feira (16) em todas as unidades da rede. Até lá, professores, gestores, articuladores de ensino e equipe técnica das escolas estaduais se reúnem para fazer um diagnóstico e estabelecer as metas deste ano.

A semana pedagógica acontece em um espaço destinado ao planejamento, à organização do trabalho pedagógico e ao fortalecimento das ações coletivas. O encontro também marca a primeira formação envolvendo os profissionais da educação sobre as diretrizes operacionais do ano letivo.

Conforme a portaria nº 4.942/2023, publicada em edição do Diário Oficial do Estado, toda a comunidade escolar deve embasar suas ações no tema norteador ‘Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para um ensino inovador’. A abordagem deve contemplar todas as atividades realizadas no âmbito da rede estadual, como jogos estudantis, festivais, feiras de ciências, entre outras.

 

“Esse momento é crucial para apresentar aos professores o plano de ação de 2023, fazendo um estudo sobre a portaria do ano letivo. Além disso, também orientamos os profissionais sobre o planejamento das aulas”, destaca a gestora da Escola Estadual Princesa Isabel, Joseane Martins.

Aquecendo a comunidade para o início das aulas, a direção da escola também envolveu o grêmio estudantil no planejamento inicial. O objetivo é preparar uma recepção calorosa para o corpo discente, impactando o retorno dos estudantes à sala de aula.

“Estamos recebendo seis turmas novas. Então, são muitos jovens que serão inseridos aqui na nossa escola. E muitos deles terão esse contato com o ensino integral pela primeira vez, o que só reforça a importância de todos se sentirem acolhidos e prestigiados. Por isso é que trouxemos o grêmio estudantil para a semana pedagógica. Juntos, vamos preparar uma recepção muito bacana, fazendo com que o próprio grêmio apresente a escola para esse público que está chegando. Afinal, ninguém melhor do que o próprio estudante para conduzir esta chegada”, emenda a professora.

Joyce Andrea *
 

*Sob supervisão