ES
17.10.2019Além
das aulas
diversificadas ao longo do ano letivo de 2019 para preparar os alunos para o
Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), os
professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora
Hosana Salles, em Cachoeiro de Itapemirim, investiram em uma semana
diferenciada: o “Pré-Paebes”, que aconteceu entre 07 e 11 de outubro. A avaliação está sendo
aplicada nas escolas, nessa quarta-feira (16) e nesta quinta-feira (16).
A ação contou com
aplicação de simulados, palestras motivacionais, visitas técnicas, aulões e um
quiz interativo de Língua Portuguesa e Matemática. As competências e
habilidades socioemocionais foram priorizadas durante a semana Pré-Paebes. Após
visita técnica para conhecer os cursos técnicos e de graduação ofertados pelo
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) os alunos assistiram a uma palestra
com o tema “Projeto de Vida”.
Em uma outra ação, a ex-aluna da Escola Hosana Salles, Ana Paula Nascimento,
hoje universitária, deu uma palestra motivacional para os alunos, em que contou
a sua história e todas as dificuldades pelas quais passou para alcançar seus
objetivos e sonhos.
“Eu, como mulher, negra, moradora da zona rural de Muqui e de família humilde,
precisei de muito foco, coragem, reponsabilidade e força, que são ingredientes
fundamentais para quem quer mudar a sua história de vida”, ressaltou Ana Paula.
Além da palestra, a ex-aluna trabalhou com dinâmicas e apresentou os projetos
que desenvolve na universidade.
Os alunos também foram contemplados com uma “aula show”, em que foram
reforçados os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que
são cobradas no Paebes. E na última ação, que aconteceu na sexta-feira
(11), o diretor
Guilherme Coelho teve uma conversa com os estudantes e falou sobre a
importância acadêmica da avaliação.
Para a professora Patrícia Peres, a grande maioria entendeu a importância
acadêmica da avaliação. “Todos compareceram muito motivados ao primeiro dia de
provas. É resultado e consequência do trabalho em equipe do corpo docente e o
trio gestor”, disse.
Nesta quinta-feira (17) é o segundo e último dia do Paebes. “No primeiro
dia da avaliação, nossos alunos foram recebidos, carinhosamente, pelos
professores e ganharam um ‘kit sobrevivência do aluno’, composto por um
achocolatado, um pirulito, jujubas e uma pipoca”, contou o diretor Guilherme Coelho.
Paebes
O Paebes teve início no ano de 2009 com o objetivo de avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da Rede Estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano do Ensino Fundamental).
Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.
Informações
à imprensa:Assessoria
de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/
gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br