‘Semana Escola em Movimento’ agita unidade escolar em Itarana

Secretaria de Educação do ES

21.10.2019

Com foco na interação entre os estudantes e na revisão do conteúdo de Ciências Humanas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas, em Itarana, promoveu a “Semana Escola em Movimento”. A ação especial realizada de 7 a 11 de outubro, foi planejada em comemoração ao Dia da Criança (12), Dia do Professor (15), mas também como ferramenta para preparar os ânimos dos estudantes para as avaliações externas: o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) bem como o Dia da Escrita, que aconteceram nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18).

Através de jogos e brincadeiras que envolvessem alunos e professores, a escola buscou reunir conhecimento da área de Ciências Humanas e atividades dinâmicas. Dentre as ações realizadas destacam-se algumas colaborações para execução dos Jogos Olímpicos Estudantis, Oficina de Jogos Educativos e a Exposição Cultural sobre os países que compõem as Américas.

Em parceria entre as disciplinas de História e Educação Física, os estudantes tiveram a oportunidade de pesquisar a teoria e aplicar em um minitorneio esportivo, como eram realizados os jogos no período da Grécia Antiga. Divididos em grupos, representando as pólis gregas, os alunos competiram em provas de atletismo, unindo atividade física, lazer e conhecimento.

Já a união entre História e Geografia proporcionou a elaboração de alguns jogos lúdicos e educativos, envolvendo a temática do Espírito Santo que deverão ser utilizados posteriormente como ferramenta de estudo e revisão de conteúdo.

Outra ação que também despertou interesse dos estudantes durante as dinâmicas, foi uma exposição sobre a cultura, relevo, demografia e outros aspectos relacionados aos países do continente americano. Para as apresentações foram elaboradas maquetes, murais, danças bem como pratos típicos dessas regiões.

Sobre a iniciativa, a diretora Luzineti Marquez Coan enfatiza que a promoção de ações em grupo e interdisciplinares são base da proposta pedagógica da escola e lembra ainda: “Ao trabalhamos o conteúdo de Ciências Humanas desenvolvendo no estudante a visão crítica do mundo, aumentando o poder de reflexão, ensinando-o a observar e interpretar a realidade para, assim, interferir nela”, destaca Luzineti Coan.